Não há como não se encantar com o futebol apresentado pelo Barcelona. A final da Liga dos Campeões veio a deixar mais evidente a fase espetacular da equipe espanhola.
Agora quais são os principais fatores que levaram este time a ser inquestionavelmente o melhor do mundo? Vejamos…
Entrosamento
Dos 11 titulares da equipe atual do barça, 8 jogam juntos a mais de 3 anos. Por exemplo, apenas o volante Busquets, e os atacantes Pedro e Villa não participaram da final da Liga de 2009, também disputada contra os ingleses do Manchester, que terminou 2 a 1 para os espanhóis.
Tradição em ter os melhores
Melhor em 96
Os jogadores que atuam no Barcelona são preparados para crescer primeiro dentro da equipe, somente com o tempo há os que despontam individualmente. Isso é tradição por lá e explica o momento vivido por Xavi e Iniesta, que só não são mais brilhantes que Messi. Prova desta tradição é que nos últimos 15 anos o Barcelona foi o time que mais teve jogadores eleitos melhores do mundo. São eles: Ronaldo 1996, Rivaldo 1999, Ronaldinho 2004 e 2005, Messi 2009 e 2010.
Tamanho não é documento
Messi: 1m69cm
Seja a nível brasileiro como europeu, não é raro você acompanhar notícias sobre o perfil atual dos jogadores, que apontam que os mais fortes e mais altos podem render mais e melhor. No barça essa idéia passa longe. Dos quatro jogadores de frente, apenas Villa tem mais de 1m70cm de altura, e mesmo assim com 1m75cm, bem abaixo dos padrões atuais. O que isso representa? Eles são baixos, inteligentes, habilidosos, ágeis e rápidos, por isso marcam a saída de bola dos adversários como nenhum time do mundo.
Contratações pontuais
No barça contratar jogadores não é uma regra, mesmo o clube gozando de um grande faturamento, a maior leva de seus grandes jogadores surge nas categorias de base. Quando eles se dispõem a contratar escolhem os jogadores certos, como aconteceu com Villa, contratado a peso de ouro junto ao Valência.
Futebol ofensivo com disciplina tática
O Barcelona atua sem a bola tão bem quanto com ela nos pés. A disciplina tática de todos os jogadores é algo admirável. Todos marcam, todos correm sem a bola e, com ela nos pés, se multiplicam em campo e massacram os adversários com um futebol envolvente e objetivo, que prima pelo toque de bola em busca do gol.
Por fim, Messi
O que falar de um jogador que do alto dos seus 1m69cm de altura “destrói” gigantes. Suas passadas curtas, porém ligeiras, são um calafrio para qualquer marcador. O argentino é um exemplo em todos os sentidos. Ele joga e não se joga, marca os adversários e marca muitos gols, aparece no lugar certo, dentro de campo, sem se preocupar com a sua grande popularidade. Messi não faz questão de ser o centro das atenções fora das quatro linhas, talvez por isso jogue tanto dentro delas. Aos amantes do futebol, Messi é um colírio.
Conclusão
É por essas e outras que o Barcelona é sem sombra de dúvida o melhor e mais temido time de futebol do mundo. Ele alia entrosamento e disciplina tática através de jogadores rápidos e inteligentes, que sabem jogar tanto com a bola nos pés como sem ela. Um time perfeito!
A pergunta que fica é…
Quem poderá vencê-los?
o barça nao e totalmente invencivel o real ja ganhou dele mas quando o real perde,perde a linha e começa a brigar,mas o barça nao,o catalão é praticamente invensivel