Neste sábado o Ministério da Saúde promove, com apoio dos Estados e municípios, o Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 –a gripe suína. O objetivo da iniciativa é aumentar a adesão à campanha de imunização. Até as 15h desta sexta-feira (9), apenas 22,1% do público-alvo havia sido vacinado.
Ao todo, 36 mil postos de imunização ficarão abertos no país para aplicar a dose da vacina nos grupos prioritários: gestantes, crianças de seis meses a dois anos, pessoas com doenças crônicas e a população entre 20 e 29 anos.
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a procura pela vacina aumentou nas últimas semanas. Ele atribui a demora de algumas pessoas a se vacinar ao fato desse tipo de imunização ser uma novidade no país e às festas do último feriado.
O ministro garantiu que a vacina é eficaz, segura e a população não deve ter receio de tomar. “É absolutamente segura. Não tivemos nenhum caso de complicação. Se tiver dúvidas, procure um médico”, afirmou Temporão, acrescentando que a vacina pode causar pequeno desconforto, como febre, mas sem grandes problemas à saúde. A vacina não é indicado aos que apresentam reação alérgica ao ovo.
Entre os grupos considerados prioritários Ministério da Saúde, estão também adultos de 30 a 39 anos e idosos.
Pingback: Tweets that mention Rota 83: Hoje é dia de vacinação contra gripe suína - -- Topsy.com