A falha no Gmail, que tirou o serviço do ar por uma hora e quarenta minutos na última terça-feira (1), foi causada por uma atualização de rotina, segundo o vice-presidente de engenharia Ben Treynor.
Em um post publicado no blog do Gmail na noite de terça, ele pediu desculpas aos internautas sobre o ocorrido e retificou uma informação de seu colega David Besbris, também engenheiro do Google, afirmando que se tratava, sim, de um grande problema. Besbris havia escrito que a companhia não costuma usar o blog para se pronunciar sobre problemas “menores”.
Segundo Treynor, na manhã de terça-feira o Google desligou uma “pequena fração” dos servidores do Gmail para realizar uma atualização de rotina. O engenheiro afirmou que isso não representa um problema: é feito com freqüência, e a interface do serviço roda em servidores de outros ambientes quando isso acontece. No entanto, por um erro de cálculo os roteadores usados para direcionar o tráfego ficaram sobrecarregados, o que afetou todo o sistema.
“Sabemos que muitas pessoas contam com o Gmail para comunicação pessoal e profissional e levamos muito a sério quando há um problema com o serviço. Por isso, gostaríamos de pedir desculpas a todos vocês: foi um grande problema e estamos lidando com ele desta forma”, escreveu. O engenheiro afirmou ainda que a empresa está focada para garantir que esse tipo de problema não se repita.
Pingback: Google: Engenheiro pede desculpas por falha no Gmail | Rota 83 | Rede Banner