A perda de peso na infância e adolescência é capaz de comprometer o crescimento e provocar problemas emocionais, segundo os médicos. A criança pode desenvolver um transtorno de comportamento alimentar que leva a doenças como anorexia e bulimia.
“A pessoa se nega a comer, não consegue ingerir nada, e cada vez mais a perda de peso é galopante e a gente chega a um quadro de desnutrição, muitas vezes chegando até a morte”, explica a pesquisadora da UFPE, Ana Mércia Cavalcanti.
Um estudo feito nas escolas públicas e particulares do Recife, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mostrou que 90% das alunas entrevistadas se achavam acima do peso e faziam regime para controlar a balança. O mais grave: todas tinham idade entre 10 e 14 anos.
Giovana Eliza da Silva Rodrigues, de 10 anos, decidiu eliminar as guloseimas das refeições. “Eu não gosto de ficar gorda porque eu acho feio. [Na escola as amigas falam?] De vez em quando”, ri.
Para os pesquisadores, o surgimento dos transtornos alimentares também está diretamente ligado à estrutura familiar. Os pais servem de modelo para os filhos, por isso devem ser os primeiros a dar o exemplo em casa e adotar uma alimentação saudável. “A palavra tem muita força na educação dos filhos, mas além da palavra, o comportamento dos pais”, completa a pesquisadora.
O ideal é um café da manhã à base de frutas, iogurtes e pão integral, de preferência. No almoço, além do tradicional arroz e feijão, ofereça legumes e verduras e nada de permitir excesso de doces e frituras nos lanches. “Tento almoçar em casa, e sempre fazer verduras, frutas, suco. Tento controlar a comidinha dele”, comenta a técnica de enfermagem, Elaine Cristina Ribeiro.
eu quero ser muito modelo eu sonhou e ta chegando meu aniversario ser voce quer meda um presente mede esse ser modelo porfavor tomara que eu consiga obrigada pela sua atençao!!!!!!!
eu sonho ser modelo e ta chegando meu anivesario se voces medarem um presente eu quero ser modelo!!!