Vasco campeão da Copa do Brasil 2011

Vai começar a Copa do Brasil 2012

Você já ouviu falar no Santa Quitéria? E no Espigão? E no Real Noroeste? Essas são apenas algumas das 64 equipes que disputam a Copa do Brasil deste ano, que tem início na próxima quarta-feira e promete levar muita emoção aos torcedores.

Para estas equipes que mencionei acima, o sonho é de levar a partida para o jogo de volta e assim se destacar para conseguir vender algum jogador e ganhar um bom dinheiro. Vale lembrar que na Copa do Brasil durante as duas primeiras fases se o time visitante vencer por dois gols de diferença, o jogo da volta é descartado. Mas para os clubes tradicionais o que está em jogo é a tão sonhada vaga na Taça Libertadores da América. E este ano a briga vai ser boa. Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio e Botafogo são os principais favoritos. Mas esta competição já mostrou em sua história que nem sempre os favoritos levam. O Santo André, o Paulista, o Juventude e o Criciúma já levantaram esta taça. Então não se pode descartar nenhuma equipe em um torneio mata-mata, aliás, este é um prato cheio para o torcedor que tem saudades deste tipo de competição. Desde 2003 quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, a Copa do Brasil é a única forma de clubes de todo o Brasil se enfrentarem em jogos de ida e volta.

Vasco campeão da Copa do Brasil 2011
Vasco da Gama é o atual campeão da Copa do Brasil

Os maiores campeões são Grêmio e Cruzeiro com quatro títulos, mas desde 2003 quando o time mineiro conquistou o tetra campeonato, o torneio foi dominado por paulistas e cariocas. Apenas o Sport, em 2008, se intrometeu na galeria dos campeões após vencer o Corinthians na final.

Entre os chamados times grandes, o São Paulo, o Botafogo e o Atlético Mineiro nunca foram campeões e nesta edição os três irão disputar e vão com tudo na busca por este título inédito. Portanto torcedor prepare a pipoca que a partir de agora é pra valer.

Confira os campeões desde 1989, quando começou a competição:

Confira todos os campeões da Copa do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, desative o AdBlock do seu navegador e carregue a página novamente para ter acesso ao nosso site.