UFMG realiza Mostra Virtual das Profissões

A Mostra das Profissões, promovida desde 2004 pela UFMG com o objetivo de orientar futuros universitários em suas escolhas profissionais, será realizada este ano em formato virtual. O novo modelo, a ser iniciado no dia 8 de junho, substitui a edição presencial e busca ampliar o alcance do evento, usando, para isso, todas as potencialidades da internet. Hoje, 17 de maio, os estudantes já podem ter acesso a informações básicas sobre os cursos oferecidos na UFMG no hotsite da Mostra http://www2.ufmg.br/mostradasprofissoes/ , com dados sobre os cursos de cada área de conhecimento em formato de textos e vídeos, informações sobre o mercado, perfil do profissional, links relacionados, depoimentos de alunos, fotografias da UFMG e um quiz interativo e divertido, cujo objetivo é mostrar ao usuário o quanto ele sabe sobre o curso pretendido.

UFMG
O objetivo maior da universidade, que é democratizar a informação e promover a inclusão, vai ao encontro dessa nova proposta, uma vez que estudantes de todas as partes do país e até do mundo poderão ter acesso às informações sobre os cursos e programas da UFMG, antes disponíveis somente durante três dias e para um público determinado. Na edição 2010 da Mostra das Profissões a universidade recebeu cerca de 70 mil visitantes.

Na Mostra Virtual das Profissões os estudantes continuarão a ter acesso às informações ministradas pelos professores sobre seus cursos de interesse, porém em formato de vídeo. O evento, em seu formato virtual, oferece aos estudantes a possibilidade de conhecer a UFMG em sua totalidade de cursos, o que não era possível em sua forma presencial, pois, mesmo que houvesse interesse por parte do visitante, os horários das palestras restringiam o acesso pelo fato de muitas acontecerem simultaneamente.

Outro aspecto da Mostra Virtual que irá favorecer a tomada de decisão por parte dos estudantes na escolha da profissão é o tempo de duração. Diferente da forma presencial, que acontecia durante três dias, o evento terá duração de, no mínimo, quatro meses. Nesse período, o estudante poderá visitar o site quantas vezes forem necessárias, ler sobre cursos que até então não havia considerado como opção e, assim, tomar sua decisão com mais calma e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *