Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos

Eis aqui de dicas voltadas para a preparação de relatórios de alunos, algo que em muitas oportunidades geram enormes dores de cabeça.

Após breve pesquisa, encontrei muitas coisas relacionadas ao tema, mas resolvi publicar uma tabela com algumas expressões que poderão ser utilizadas nos relatórios, levando em consideração a participação e o comportamento dos alunos em sala de aula.

Confira:

SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS

Você pensa Você escreve
O aluno não sabe O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
É nervoso Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
Tem o costume de roubar Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
É agressivo Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja
É bagunceiro, relaxado, porco Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
Não sabe nada Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
É largado da família Aparenta ser desassistido pela família, pois…
É desobediente Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
É apático, distraído Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
É mentiroso Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
É fofoqueiro Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
É sonso e dissimulado Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
É mimado Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-social Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Possui distúrbio de comportamento Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
É egoísta Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

Coloque sempre as intervenções feitas para ações apresentadas, isso ressalta trabalho.

129 comentários em “Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos”

  1. Rodrigo César Simões

    Suas dicas foram de grande utilidade para todos os professores de nossa unidade, muito simples e de fácil compreensão. Se possivel gostaria que voce me enviasse alguns modelos de relatórios.

  2. Muito interessante.. e útil para nós profissionais na area da educação.
    Parabéns.

    Vou ajudar a divulgar.
    E qd tiverem novidades me avisem por favor.

  3. irene de iperó

    Sou professora há 3 anos estou muito agradecida ,valeu mesmo me ajudou bastante,as vezes quando precisamos faltam palavras certas para descrever o que queremos sobre as atitudes de aprendizado e dificuldade dos alunos. Vai com certeza ser muito útil para muitos professores, como está sendo para mim.
    gostaria se possível pudesse me enviar modelos de provas ´para 2º ano

  4. Gostaria de receber algumas dicas de como montar um relatorio pedagogico de alunos autistas.Se puderem me ajudar ficarei grata.
    ABRAÇOS!LU

  5. Wanderleia Teixeira

    Ola! Foi muito bom encontrar suas sugestões, pois estou iniciando na educação infantil e me sinto perdida com relação aos relatórios. Parabéns e muito obrigado.

  6. Profe Marisa

    Obrigado,tenho que fazer pareceres de 22 educandos e a nossa coordenadora JULIANA,nos alertou sobre os termos que devmos usar,,,obrigado pelas dicas.Sucesso.

  7. Denise Colombo

    Parabéns pela sua iniciativa de compertilhar os seus saberes, desta forma a educação se fortifica e se engrandece por este tipo de ação. Continue assim!

  8. gostei muito dessas expressões são mais suave quando vamos nos referir a alguem principalmente se esse algúem for um aluno seu que voce quer ver progredindo.

  9. Parabéns pelas dicas postadas para elaborar pareceres.
    Às vezes nos faltam termos para descrever um aluno na sua totalidade de forma clara e que o texto não seja agressivo.

  10. Neuza Oliveira

    Gostei muito de suas dicas, sou professora de Educação Infantil e é muito difícil avaliar os pequeninos. Bjs

  11. Suas dicas foram de grande utilidade para todas nos professoras, simples e de fácil compreensão. Se possivel gostaria que vc me enviasse alguns modelos de relatórios.

  12. Muito interessante sua ideia, pois as vezes por falta da palavra certa, magoamos as crianças e os pais.

    Obrigada pela dica.

  13. Rosilene de matos Carvalho da Silva

    Olá, achei muito interessante, de fato as vezes precisamos fazer relatórios de última hora e não conseguimos traçar um linha de pensamento. Acredito que ajudou muitas profas. Beijo.

  14. Olá! Minha coordenadora passou para mim e colegas seu texto. è ótimo, utilizamos muito. Mas gostaria de acrescentar uma palavra:
    Eu penso eu escrevo?
    AGRESSIVO

  15. Minha querida, que mente brilhante você tem, muito abrigada pelas dicas, foram de grande valia, as vezes deixamos de colocar coisas importantes por falta da palavra certa.

    Muito sucesso!!!

  16. Suas sugestões foram muito úteis, foi de grande ajuda no fechamento do meu relatório, pois estava sem nenhuma “inspiração”. E sabe que temos que tomar certos cuidados com as palavras, pois os alunos podem tudo, professor é processado. Não se preocupe com a falta de entendimento de “alguns educadores”…… suas sugestões estão bem claras. Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Novidades, mande para o meu e-mail.

  17. COMO EDUCADORA,JAMAIS UTILIZARIA UM RELATORIO ESCRITO COM ESSAS EXPRESSÕES UMA VEZ QUE ESTAMOS LIDANDO COM VIDAS,EM CONSTRUÇÕES…APARECERAM PALAVRAS MUITO ÁSPERAS,..DEVEMOS TOMAR MUITO CUIDADO AO USAR ESTES CHAVÕES..TIPO-SONSO…PREGUIÇOSO…PENSO QUE VOCÊ PODE REVER ESTE RELATÓRIO,E TOMARA QUE VOCÊ NAO TENHA ENCONTRADO SEGUIDORES …EU,COMO EDUCADORA E MÃE ME SENTIRIA MUITO MAL RECEBENDO UM RELATÓRIO COMO ESTE SE MINHA FILHA O RECEBESSE…PENSE ,BEM…

    1. Olá, Kátia.

      Penso que você não tenha prestado atenção na proposta das sugestões. A ideia é justamente não usar os termos que você leu e citou, como por exemplo:

      Ao invés de escrever a palavra sonso e dissimulado, no relatório você vai colocar – Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
      E, preguiçoso, você substitui por – Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.

      Tenho certeza que estas sugestões ajudaram muitos professores, basta ler os comentários.

      Obrigado pelo comentário.

  18. Domingas Xavier

    Gostei muito do assunto e da assimilção valeu apena lê, é de utilidade para nós professores e para qualquer um que esteja em dificuldades com aluno.

  19. Puxa vida! até que fim alguém escreveu este assunto de maneira interessante, útil, agradável e de fácil assimilação. Parabéns.

  20. Ola gostei muito das dicas mas ainda não consigo realmente escrever um relatorio de um aluno que tem muitas dificuldades e crianças que tem um desempenho em sala de aula não sei como fazer um parecer descritivo que fale realmente que o aluno tem dificuldades ou não..se possivel poderia me enviar por email alguns modelos de parecer descritivo.

  21. Ola gostei muito das dicas mas ainda não consigo realmente escrever um relatorio de um aluno que tem muitas dificuldades não sei como fazer um parecer descritivo que fale realmente que o aluno tem dificuldades..se possivel poderia me enviar por email alguns modelos de parecer descritivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *