Rede Globo perde preferência na compra do Campeonato Brasileiro

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu nesta quarta-feira que a TV Globo não terá mais preferência na compra dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012. Por outro lado, o departamento ligado ao Ministério da Justiça preferiu, por seis votos a um, não multar a Globo e o Clube dos 13, associação dos principais clubes brasileiros que negocia com a TV os direitos de transmissão.

O processo por prática anticompetitiva corria no Cade desde 1997, quando a TV Bandeirantes (hoje parceira da Globo) perdeu o direito de retransmitir os jogos do Brasilerão. Foi feito um acordo entre o Cade e a Globo: o fim da preferência em troca da isenção de multa.

Na prática, a concorrência já havia começado em 2008, na última negociação entre as TVs e o C13. A Globo fez sua proposta, mas a TV Record, que alardeou que faria uma oferta impressionante, desistiu na última hora. Para evitar acusação de monopólio, a Globo repassou a Band o direito de também transmitir partidas do Brasileiro.

A próxima negociação para transmissão da Série A ocorrerá no ano que vem, para as edições de 2012 a 2014. A Globo não poderá mais cobrir uma proposta maior. Os concorrentes (se houver mais de um) farão sua oferta em envelopes fechados e quem pagar mais, leva.

O Cade orientou também que as negociações sejam divididas por mídias (TV aberta, fechada e internet), o que já ocorreu na transação de 2008. Na época, a Globo fez ofertas distintas para a TV fechada (transmite jogos pelo SporTV) e pay-per-view, no qual transmite todos os jogos da competição.

A empresa também tem o direito de mostrar os gols da competição em seu site, em tempo real. O que pode acontecer em 2012 é que outras empresas, que não da Globo, consigam o direito de outras mídias. A TV pretende divulgar ainda nesta quarta-feira uma nota sobre o assunto. O C13 não vai se pronunciar a respeito.

[ + ] iG Esportes

4 respostas para “Rede Globo perde preferência na compra do Campeonato Brasileiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *