Programa ‘Saúde Não Tem Preço’ inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes

A rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular começa a oferecer, desde a última quinta-feira (3), medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. O anúncio foi realizado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Até o dia 14 deste mês, todos os 15.069 estabelecimentos credenciados já terão aderido plenamente ao programa, após concluírem a adaptação dos sistemas de vendas.

“Cuidar da saúde de uma sociedade está entre as obrigações intransferíveis de um Estado democrático, comprometido com a justiça social e o bem-estar das famílias”, disse a presidenta Dilma Rousseff, durante a solenidade de lançamento do programa.

A presidenta Dilma destacou que os medicamentos são o item de maior peso no bolso das famílias mais humildes: 12% da renda da população mais pobre são gastos com remédios, contra 1,7% no caso das faixas de maior poder aquisitivo. “Não podíamos admitir que este ônus de origem social colocasse em risco a vida de portadores pobres de disfunções para as quais a medicina já tem tratamento seguro e garantido”, enfatizou.

A oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmácia Popular foi normatizada por portaria do Ministério da Saúde e viabilizada por acordo com sete entidades da indústria e do comércio farmacêutico (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa – Interfarma; Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais – Alanac; Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos – Pró-Genéricos; Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo – Sindusfarma; Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias – Abrafarma; Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico – Abcfarma; Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias – Febrafar).

“Pelo acordo, o Ministério se compromete a ampliar a oferta de medicamentos pelo programa e o setor produtivo a reduzir sua margem de lucro sobre cada medicamento, para que o usuário o leve para a casa sem nenhum custo”, explicou o ministro Alexandre Padilha.

O impacto no orçamento do Aqui Tem Farmácia Popular será acompanhado e mensurado pelo ministério com base nas informações do sistema de gerenciamento do programa. A expectativa é que o acesso da população aos medicamentos oferecidos gratuitamente cresça substancialmente.

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE – No lançamento do Saúde Não Tem Preço, o ministro Alexandre Padilha anunciou o fortalecimento dos mecanismos de controle e transparência da rede Aqui Tem Farmácia Popular: blindagem eletrônica das transações, que repele tentativas de violações à privacidade do cliente ou usuário dos serviços; implantação de um cupom vinculado, que conterá informações detalhadas sobre o comprador, o estabelecimento e o médico que prescreveu aquele medicamento; criação de um cadastro de vendedores, com controle do acesso de todos os atendentes das empresas credenciadas; e cruzamento com o Sistema de Óbito do Ministério da Previdência (SISOBI), excluindo indivíduos registrados como falecidos que estejam relacionados às vendas realizadas. “Estamos ampliando a atuação de fiscalização e auditoria do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS)”, acrescentou o ministro Padilha.

ABRANGÊNCIA – O Aqui Tem Farmácia Popular atualmente beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos. O programa é desenvolvido pelo governo federal em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias, que se credenciam espontaneamente ao firmarem convênio com o Ministério da Saúde.

Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão – que a partir de agora passam a ser gratuitos – o governo federal financia 90% do valor de referência dos medicamentos no Aqui Tem Farmácia Popular, cujo orçamento para 2011 é de R$ 470 milhões.

Pelo programa, a população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), além de fraldas geriátricas. É necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica, exigida para evitar a automedicação.

O PROGRAMA – O Farmácia Popular foi criado em 2004, com unidades próprias/institucionais conhecidas como Farmácia Popular do Brasil, para oferecer à população mais uma forma de acesso a medicamentos, além dos cerca de 560 tipos oferecidos gratuitamente nas unidades públicas de saúde. Em 2006, a estratégia foi estendida à rede privada, recebendo a denominação “Aqui Tem Farmácia Popular”. Atualmente, essa modalidade do programa é desenvolvida em mais de 2,5 mil municípios.

AS DOENÇAS – No Brasil, a hipertensão arterial é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. Destes, 80% – ou aproximadamente 22,6 milhões de hipertensos – são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, seis milhões (80% do total) recebem assistência no SUS.

O aumento da prevalência de hipertensão, diabetes e obesidade – também conhecidas como “epidemia do século” – é atribuído a padrões alimentares e de qualidade de vida, fortemente associados à má alimentação, falta de atividade física e ao estresse. O envelhecimento da população também contribui com o aumento da prevalência dessas doenças. Fatores genéticos devem ser considerados.

Por Renatha Melo, Barbara Semerene e Leonidas Albuquerque, da Agência Saúde – Ascom/MS
61/3315-2591, 3315-3580 e 3315-2351

Confira, abaixo, os princípios ativos dos medicamentos contra hipertensão e diabetes que passarão a ser oferecidos gratuitamente nos estabelecimentos credenciados ao Aqui Tem Farmácia Popular.

A relação dos nomes (comerciais) dos medicamentos será informada nos pontos de venda.

As medidas anunciadas deverão ser implementadas pelos estabelecimentos até o próximo dia 14, período concedido para adaptação dos sistemas de vendas das farmácias e drogarias conveniadas. Mas, aquelas que se adequarem antes desse prazo já poderão oferecer gratuitamente medicamentos contra hipertensão e diabetes aos usuários do programa.

Hipertensão

Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg

Diabetes

Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)

[ + ] Portal da Saúde

55 comentários em “Programa ‘Saúde Não Tem Preço’ inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes”

  1. todos os remedios como Diovan e galvus estao com descontos direto do laboratorio 0800 da caixinha sei pq meus parentes tomam os 2 e pagam muito barato e so se cadastrar fica a dica

  2. CARA AMIGA, PRESIDENTA SÓ OS BARATOS ESTÃO NA REDE DE FARMACIAS POPULARES, PORQUE SENHORA NÃO COLOCA O DIOVAM 80,120, 160,320, HCT 12,5 ESSES SÃO OS MAIS CAROS, QUE NOSSOS CARDIOLOGISTAS ESTÃO RECEITANDO AGORA CERTO ELE NÃO VAI PRA FARMACIA POPULAR PORQUE OS LABORAT[ORIOS PRECISAM TER LUCROS PREIMEIRO CERTO.

  3. HILDEBRANDO NETO

    Boa Noite olha eu,sou cadatrado na farma-ponte de Sorocaba e nunca encontro meus medicamento de diabetes sempre informão que não tem .

    1. Hildebrando, sou diabética e consigo pegar os meus medicamentos na Coop tanto da Árvore Grande quanto na da Itavuvú, dê uma passada por lá.

  4. Caro senhores Governantes desete Pais, eu Lucio Netto estou aposentado com um salario minimo preciso toma um remedio chamado Diovan 80 mg mais eu n'ao posso comprar como Faco

    meu Tel. 29144113 Rua Vasconcelos Drumond 404 apto 11

  5. Fico feliz com a iniciativa da nossa Presidente, pois tenho mãe e tias hipertensas e que precisam dessa ajuda!

  6. raimundo nonato de s

    Quero saber como e se tenho direito a receber meus medicamentos, sou hipertenso uso ATACAND HCT 16/12,5 MG e BESILATO DE ANLODIPINO 5 MG, ficaria muito feliz se recebesse a resposta a qual espero e como me dirigir ao orgão competente para me cadastrar, me ajudaria muito no meu orçamento, obrigado.

  7. gostaria de saber se o remedio de pressão alta chamado difidipina está nas farmácias popular de graça?

    se não tiver, gostaria que colocasse, pois preciso tomar diariamente e não tenho condições de comprá-lo sempre.

    obrigada

  8. Parabéns Presidente Dilma, a senhora, já no começo da sua administração está olhando para as necessidades do povo que são dependentes diários de remédios para sobreviverem a sua saúde.

    Que Deus a proteja e a ilumine olhando sempre para o povo menos favorecido deste país,

    Espero que durante todo o seu governo, os brasileiros sintam orgulho de a ter elegido como a primeira Presidente mulher deste país, pois eu, como mulher e sua eleitora, sempre acreditei que a senhora poderia mudar todas as rédeas da política brasileira.

    Que Deus a abençoe sempre.

    Regina Célia/Itu/SP

  9. Gostaria de saber se o monocordil, atensina, propanalol, eles fazem parte desses medicamentos gratuitos?

    aguardo a resposta obrigada.

  10. hilda rosangela neve

    gostei do projeto da nossa presidenta pois sou hipertensa e tomo o medicamento maleato de enalapril de 10mg que custa 3.75 barato mas economizo muito]]]]]]

  11. Prezados,

    O governo não dá ponto sem nó !

    É a lei da compensação! Sou insulino dependente e sempre usei a insulina da caneta, pois esta insulina me custava R$24,XX na farmácia popular, agora me custa R$49,XX , pois com o novo plano da Dilma esta insulina ficou fora do novo plano ! Ou seja, deu uma insulina pro povo que já era de graça, e agora dobra o preço da mesma insulina que é super prática que se torna inviável pra quem já estava acostumado com ela !

    Quer saber, como bom brasileiro estou fazendo a transferência do frasco de 10 ml pro refil. Como as duas insulinas são as mesmas, troxa vai ser quem pagar o refil !!! E o Governo que se dane !

    Já tenho este Know How, quem quiser que entre em contato ! Fui !!!!!!!!!!!!!!

  12. Sandra Medeiros

    Antonia, eu tbm tomo esse remédio DIOVAN, ele é bem caro mas vc pode pedir ao seu médico prá ele te dar um cartão desconto do laboratório NOVARTIS! vc liga gratis e se inscreve e ganha gratis o cartão.

    toda vez que vc for comprar vc tem um desconto de 50%

    se o remédio for 80,00 vc só paga 40,00.

    eu tenho esse cartão que o laboratório me mandou mas o seu cardilogista tem que lhe dar a autorização da NOVARTIS. OK?

    Espero que consiga! tudo de bom!

  13. Maria Cicera M. de S

    Eu fui!na Farmácia Popular buscar o remédio de hipertensão:Hidromed 25ml,Atelonol 50ml,( Losartana Potássica 50ml), a Farmárcia Popular falou que ainda não recebem este medicamento,espero que o governo não esqueça da população,eu quero muito receber, este medicamento porque custa muito caro,Espero que este comunicado não passe diz percebido,porque a população precisa de ajuda do governo urgente!!!!Você que for ler isto mostre isto para a nossa Presidenta Dilma Russeff por favor,você é uma cidadão brasileira como nós você também, precisa de remédio,e tem família!!!!!!!

  14. Antonia da silva de

    NA VERDADE, EU NÃO GOSTEI DA NOTICIA. O MEU MARIDO ( FRANCISCO ) É HIPERTENSO E VAI TOMAR REMÉDIO PARA O RESTO DA VIDA, E ELE SO TEM 37 ANOS. ELE TOMA O ( DIOVAN TRIPLO 160 MG + 5 MG )E ELE É MUITO CARO, HOJE FUI NA FARMÁCIA, E FALARÃO QUE ESSE REMÉDIO ELES NÃO DESTRIBUI. ENTÃO O QUE ADIANTA FAZEREM TODA ESSA PROPAGANDA TODA NA TV?? EU FIQUEI MUITO TRISTE, POIS NA MINHA CASA SO O MEU MARIDO TRABALHA, E TEMOS DOIS FILHOS, E O ORÇAMENTO FICA BEM APERTADO NO FINAL DO MÊS. OBRIGADA.

  15. selma gouveia da sil

    eu quero saber se minha dosagem do captopril for de 50 ml,se na farmacia popular vão me dar o de 25ml,desde já agradeço se me confirmar isso.estou com problema de conseguir o remedio por isso,por meu remedio se de 50.obrigada.

  16. vera lucia i toledo

    Gostaria de saber como faço para receber o medicamento para hipertensão que já faço uso há mais de dez anos – BETALOR 5/25( compo-

    sição 5 mg de besilato de anlodipino+ 25 mg de atenolol).

    e cloridrato de sertralina.

    OBS – qto ao betalor já tentei usar em comprim idos separados, o anlodipino e atenolol. O resultado não foi o mesmo.

  17. Marlene Weber

    Também gostaria de saber quando "a insulina LEVIMIR FLEX PEN" e "GALVUS MET" farão parte dos remédios distribuídos pelo INSS. Pois tomo regularmente e com o salário de professora estadual fica difícil. Quantos aos outros remédios já faziam parte da Farmácia Popular.

    Obrigada

  18. gostei.muito.de saber sobre os remedios.o povo de qualquer maneira.vai.rechamar.porqueninguem nunca esta satisfeita com nada.para bens.presidenta.continua.assim.protejendo os pobres.

  19. Rubens Roberto da Si

    Eu gostaria de saber como posso adiquir a isolina LEVIMIR FLEXPEN INSULINA DETEMIR 100 U/ML 3 ML que eu tomo ela para mim custa muito cara,O presso dele era mais CR$372,00 Reais cx. ela e uso diario.e aunica que concigo controla ela. Eu tomo 35ml nph as outra par mater regular ñ como doce faço caminhada de Segunda a Sabado mesmo assim sempre esta alta. Como poço adiquerir SR presidente Dilma. Gostario de receber a resposto desde ja o meu agradecimento RUBRNS.

  20. Lidia da Silva Rober

    Fui na farmacia popular dentro da pacheco, perguntei se losartana potassica estava na relação dos remédios, o funcionário me respondeu que não,mas eu abri a lista e vi o nome desse remédio para hipertensão.

    que devo fazer????????????

    Aguardo uma resposta, moro no rio de Janeiro, em santa Cruz

  21. Vagner Luiz Dib

    Gostaria de obter o remedio Diovan AMLO fix de 160mg+5mg ; pois minha esposa tem que tomar este remedio por ordem medica. Como ela é aposentada,com 1salário minimo fica dificil obter este remedio. gostaria muito de agradecer no que for possivel . obrigado.

  22. Meu marido toma o medicamento para controle da pressão alta que chama-se lorsar-HCT 50/12,5mg. Gostaria de saber de ele é gratuito e se é nescessário comprovar renda para obter,se não for preciso, onde vou e o que é nescessário para obter o medicamento.

  23. Sou aposentado por invalidez, só tenho 20% das funções cardiacas funcionando, e, tomo medicamentos de uso continuo há seis anos e os mesmos não fazem parte da lista do programa. Segundo a lei, o governo deveria fornecer esses medicamentos independentemente de qualquer programa. mas pasmem… apesar de esforços sem medidas, nunca consegui um comprimido se quer dos mesmos!!!

    Quantos mais serão iludidos com migalhas e remedios que custam centavos, quando os medicamentos de verdade só existem as caras prateleiras das farmacias e drogaias????

    ACORDA BRASIL!

  24. isso é uma vergonha pois esses remedios o sus ja fornece, porque não implantar os remedios mais caros e com mais necessidades, tem o DIOVAN QUE É MUITO CARO esse o governo não quer oferecer, que vantagem maria leva, palhaçada, esse sistema de gratuito ja existe,só querem mostrar que fazem mais no fim não fazem nada. estou indguinada com atestado de ignorancia, pois parece que somos burros ao ponto de não enxergar que temos essa prioridade, então eles fazem de tudo para parecer que issso é novo, temos que lutar por nossos direitos, o estado unidos tem esse sistema, pergunta se la é essa palhaçada, aqui o sistema de saude é escasso, pois os brasileiros não sabem lutar por aquilo que é seu por direito, não vejo nada de interessante nesse projeto que dizem ter implantado, sendo que isso ja existe a anos, palhaçada, dixo aqui minha indgnação

  25. Maria Madalena de Po

    Moro em Itu sou hipertensa e faço uso da insulina NPH e regular á algum tempo tenho usado o programa de farmacia popular que tem me ajudado mt mas agora que vou poder usar meus remédios gratuitamente vou ficar mais tranquila pq as vezez a situação piora e tenho que reservar o valor para os medicamentos de uso diário. Obrigada presidenta Dilma por esta ação que vai ajudar muitos brasileiros Parabens por criar esta lei mas por favor que haja fiscalização para as farmácias não deixarem faltar os medicamentos gratuitos

  26. gostaria de saber eu tomo remedio de presao mais o remedio e naprix 2.5 e na farmacia nao tem com faso para poder adqueri este remedio ja que nao tem de graça. vcs vao colocar nas farmacia popular este tmb

    ou vou ter que continuar comprando ou posso trocar por outro consultando um medico. obrigado.

  27. Jose Roque de Melo

    sou ipertenso tomo selozok de 100 custa em media 50,00 so que este medicamento nao faz parte do programa.O que fazer para obte lo,ou semilar obrigado aguado resposta por favor

  28. GILBERTO ORLANDI

    PARA CONTROLE DE PRESSÃO EU TOMO O REMEDIO PLAGREL – 75 MG, CAIXA COM 28 COMPRIMIDOS E QUE CUSTA HOJE R$. 75,00, SÓ QUE ESSE MEDICAMENTO NÃO FAZ PARTE DO PROGRAMA, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE OUTRO MEIO PARA CONSEGUIR.

    FICO NO AGUARDO DE UMA POSIÇÃO

    OBRIGADO

  29. GOSTARIA DE SABER:1º) PQ SÓ ALGUNS MG DOS REMEDIOS ESTÃO DISPONIVEIS NESTAS FARMACIAS? TOMO ENALAPRIL 20MG E SÓ DISPOEM DE 10MG NA LISTA? 2º) NA AGAFARMA,AINDA NÃO DISPÕEM DE INSULINAS NESTE PROGRAMA? ENTRO EM CONTATO DIARIO E SEMPRE RESPONDEM QUE AINDA NÃO CONSEGUIRAM….QUANTO TEMPO LEVARÁ ATÉ QUE CONSIGA ESTE MEDICAMENTO?

    PRESIDENTA DILMA,LHE PEÇO: AUMENTE ESTA LISTA PARA OUTROS REMEDIOS NECESSARIOS PRA POPULAÇÃO…PRO POVO É MTO CARO E PRO GOVERNO NEM É TANTO ASSIM….AGRADEÇO O ESPAÇO.

  30. Enquanto a maioria dos politicos tem tratamento de saude no Incor,Sirio Libanes,em fim Hospitais de primeira linha,o governo

    quer tapar o sol com a peneira. Será que no Brasil só se morre de

    diabete e pressão alta ? Será que algum politico toparia fazer uma

    cirurgia pelo SUS ? é Muito facil um governo de meia pataca, cheio de

    figuras envolvidas nos maiores escandalos do Pais,metidos a socialistas,pois socializar o que é dos outros é facil. Quanto a Cuba

    a única que acho bôa é a cuba libre. O negócio é insurreição social,

    chega de palhaçada. Vergonha na cara e coragem na luta.Nelson Aposentado.

  31. tatiana barbosa pint

    boa tarde tarde sou hipertensa, gostaria de saber como devo proceder para adquirir meus medicamentos gratuidos pela farmacia popular,qual tipo de receita,como devo proceder desde ja muito obrigada.

  32. adauto nascimento me

    HÁ APROXIMADAMENTE 7 ANOS EU TOMO POR INDICAÇÃO MEDICA REMEDIO CONTRA HIPERTENSÃO DE NOME := ATACAND 16/12.5 COM HCT,=(FABRICADO PELA:ASTRAZENECA) O QUAL ATÉ HOJE FOI PRA MIM DE PERFEITO CONTROLE DA PRESSÃO E EQULIBRIO POSITIVO DE MEU ORGANISMO. DESTARTE GOSTARIA DE SABER A POSSIBILIDADE DE EU TAMBEM TER DIREITO DE OBTER ESSE REMEDIO ATRAVÉS DESSE PROGRAMA MARAVILHOSO LANÇADO POR NOSSO RESPEITADO GOVERNO, QUE COM ESSE ATO MOSTRA IMENSA PREOCUPAÇÃO QUE TODO BRASILEIRO TENHA ACESSO AOS REMEDIOS INDISPENSAVEIS QUE MANTEM A SAUDE E O BEM ESTAR DO POVO BRASILEIRO INDISTINTAMENTE .

  33. Realmente, nós da população sofrida que é assalariada , e depende dos centavos para sobreviver, mereciamos uma atenção maior dos governantes, estamos carentes de programas como esse , so víamos, pogramas dirigidos à população favelada, e o governo esquecia dos assalariados, não tão carentes, mas desprovidos de programas de saude e educação, por entender-se que por ser mais previlegiado ter tido um emprego e educação básica graças aos sacrificios dos responsáveis pela familia, inerentes ao antigo prognóstico de classe média, (hoje uma classe abaixo). Tiveram o previlegio de colocar sua familia em uma condição um pouco melhor, precisávamos disso, agradecemos A NOSSA PRESIDENTA DILMA e esperamos um pouco mais, NÓS MERECEMOS ISSO , Obrigado JORGE FRAGA.

  34. APESAR DE ESTAR BEM INFORMADA A RESPEITO DESSE DIREITO QUE ME FOI CONCEDIDO PELA PRESIDENTA, ATRAVÉS DA LEI, O FARMACÊUTICO POR MIM INDAGADO, DE UMA DAS UNIDADES DO "AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR", ME RESPONDEU COM A MAIOR TRANQUILIDADE QUE "ISSO AÍ" AINDA VAI DEMORAR PRÁ SER IMPLANTADO E QUE EU DEVERIA PROCURAR POR UMA OUTRA FARMÁCIA…

    INDIGNADA, DISSE A ELE QUE "ISSO AÍ" É LEI, E QUE ESTÁ VIGORANDO DESDE O DIA 14.02.10; MESMO ASSIM, SAÍ DA FARMÁCIA SEM A MEDICAÇÃO, POIS SE QUISESSE, TERIA QUE COMPRAR. SERÁ QUE OS SENHORES PODEM INFORMAR MAIS E MELHOR, PRÁ ESSES INCOMPETENTES IGNORANTES, QUE EXERCEM UMA PROFISSÃO LIGADA DIRETAMENTE AO PÚBLICO? FUI VÍTIMA, QUANTAS MAIS SERÃO?

  35. Que o Presidente LULA, poderia ter feito mais, sabemos!… Não fez mais, porque a muitos vermes impregnando aida os carpetes do "congresso nacional", ( com letra minuscula de adrede….)

  36. Mais grave que as doenças do corpo, é a doença da maioria dos médicos, DOENÇA DA INDIFERENÇA, DO EGOÍSMO, DA PRESUNÇÃO. Ser médico

    é sinônimo de "STATUS", nunca se viu médico pobre,…O que o governo

    precisa fazer, é contratar médicos de CUBA, que estão na medicina por

    desejo de curar, de servir ao semelhante. Quem está escrevendo, é alguém que já sofreu com varios erros médico, que ja foi chamado no cantinho, foi avisado que não seria feita a cirurgia numa filha por ele porque, ele não "operava" pelo INSS. Isso depois de longo tratamento feito nas dependencias do Hospital de Clínicas de P.Alegre. Se quisesse teria que pagar, se não, minha filha seria operada, por uma equipe de apreendizes. Isso foi feito, quase perdi a filha ainda bebe (com dois aninhos). Espero que este informação chegue

    aos ouvidos da Presidenta DILMA, a quem confio, muito…, assim como sabia, que o Presidente LULA seria o melhor PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS. Obrigado!… por este espaço…

    que o Presidente LULA

  37. Fico feliz com essa nova decisão da presidenta Dilma. Pois vai faciliar bastante o meu orçamento .Pois há tempos faço uso de remédios contra a Hipertensão. Obrigada por mais esta iniciativa para o povo brasileiro que são tão sofrido financeiramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, desative o AdBlock do seu navegador e carregue a página novamente para ter acesso ao nosso site.