Pessoas obesas são mais propensas a desenvolver pedras nos rins, segundo estudo que será publicado na edição de fevereiro do Journal of Urology. De acordo com os autores, diversos estudos têm mostrado um aumento nos casos de cálculo renal paralelamente ao crescimento nas taxas de obesidade, mas ainda não estaria claro por que o peso afeta a ocorrência de pedras nos rins.
Avaliando dados registrados no período entre os anos de 2002 e 2006 de mais de 95 mil pessoas – 3.257 com cálculo renal –, os pesquisadores observaram que os homens tinham duas vezes maiores chances de terem esses problemas, comparados às mulheres; e o risco aumentava com o envelhecimento. A análise do risco em relação ao índice de massa corporal mostrou que a probabilidade de ter pedra nos rins é maior entre os obesos – entre aqueles com peso normal ou sobrepeso, um em 40 foi diagnosticado com cálculos renais, enquanto um em 20 obesos (IMC acima de 30) teve esse problema.
Segundo os pesquisadores, os obesos também eram mais propensos a precisar da remoção de um rim, embora os riscos não tenham sido tão grandes para os severamente obesos. “Modificações na alimentação e perda de peso devem ser incentivas na população obesa por múltiplas razões, mas também para reduzir o risco de pedras nos rins”, concluíram.