Que tipo de brinquedo devo comprar para o meu filho? Quanto dinheiro devo gastar? Se você é pai ou mãe, provavelmente já se fez essas perguntas muitas vezes. Bem, ficará contente de saber que os melhores brinquedos são talvez os mais baratos.
“As crianças se beneficiam mais envolvendo-se e participando ativamente do que observando de modo passivo, assim os brinquedos simples, que exigem criatividade, são melhores que os ostentosos carrinhos movidos a pilha ou as bonecas que falam, limitando o que a criança pode fazer”, diz o livro Motivated Minds – Raising Children to Love Learning (Mentes Motivadas – Criar Filhos para Gostarem de Aprender). Os brinquedos citados talvez sejam “divertidos no início, mas, em geral, as crianças logo perdem o interesse neles, porque não lhe permitem fazer experiências, explorar ou criar”.
Dependendo da idade da criança, os brinquedos que estimulam a mente incluem coisas tão simples como blocos de montar, caixas vazias, papel, material para desenhar e até mesmo areia e água. “Brinquedos em miniatura, como animais de campo”, diz o livro, “darão (à criança) a oportunidade de emparelhar, agrupar e comparar, bem como desenvolver suas habilidades de linguagem inventando historinhas”. O livro sugere também instrumentos musicais simples – se você estiver preparado para aguentar o barulho – porque dão uma chance às crianças de explorar os sons e suas características.
As crianças têm imaginação vívida e anseiam aprender e brincar. Então, por que não ajudá-las nesses três aspectos escolhendo sabiamente os brinquedos para elas?
Crédito: Revista Despertai
Pingback: Fique por dentro Brinquedos » Blog Archive » Rota 83 » Blog Archive » Os melhores brinquedos