Novela Malhação tem pior audiência da década

VITOR MORENO
DE SÃO PAULO

No começo, era uma academia, que virou colégio, que mudou de direção e de dono. Recentemente, mudou também de lugar e de nome.

Em 15 anos, “Malhação” passou por diversas modificações para se adaptar ao gosto das várias gerações que acompanharam o programa de dramaturgia mais longo da TV brasileira.

As opiniões dos jovens se dividem: uns se identificam com a trama, outros acham o formato desgastado.

“São sempre as mesmas histórias insossas”, reclama Mário Cesar dos Anjos, 19.

“Fazer uma história nova, diferente de todas as que já foram feitas, dá muito trabalho”, justifica Ricardo Hoffstetter, atual autor da novela.

Mesmo assim, o “excesso de clichês” incomoda o estudante Francisco Vitelli Maciel, 17, que acompanha o programa há sete anos.

Ele enumera: “O bonzinho que namora a mocinha. A mocinha que fica com o carinha mau para transformá-lo em bom. A novinha que fica grávida. A protagonista que tem uma irmã má”.

Alheia à opinião da mãe, que não gosta quando homossexualidade ou sexo são abordados, Gabriela de Jesus, 13, diz que o programa é “a novela teen do momento”.

“Não conheço um adolescente que não assista a ‘Malhação'”, diz ela, que adora as calças coloridas de Fiuk.

Para o professor de psicologia da PUC-SP Miguel Angelo Yalente Perosa, essa empolgação é resultado de pesquisas nas quais a novela se baseia para atingir os jovens. “As questões levantadas dão ibope”, afirma.

Ibope, aliás, é uma preocupação. A audiência vem caindo desde 2004, quando atingiu 31,7 pontos de média. Hoje, a novela amarga a pior audiência da década –18 pontos de média até 26 de maio. Cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande São Paulo.

Ambientada, atualmente, em um colégio –o Primeira Opção–, “Malhação” se tornou também uma espécie de escola para jovens atores.

Carolina Dieckmann, Débora Falabella, Daniel de Oliveira, Cauã Reymond, Fernanda Vasconcellos, Thiago Rodrigues e Nathalia Dill estão entre os nomes que passaram pela atração.

A autora e atriz Maria Mariana, 37, escreveu “Malhação” nos anos 90, após lançar o livro “Confissões de Adolescente” (ed. Agir).

Para ela, o desafio da novela é ter atores que já não venham com clichês. “A maioria já vem com um jeitinho ‘Malhação’ de ser”, brinca.

Colaboraram MAYRA MALDJIAN e SAMIA MAZZUCCO, de São Paulo.

[ + ] Folha Teen

19 respostas para “Novela Malhação tem pior audiência da década”

  1. Não posso falar das antigas temporadas de malhação, pois eu era muita nova. Mas eu sinceramente acho que pelo menos da primeira que razoavelmente acompanhei até aqui, são todas ruins. Os jovens são estereótipados demais e a história nunca muda. Se criatividade é um problema para os roteiristas da globo cancelem malhação e coloquem Glee no lugar….

  2. malhacão continua boa mais só que não tão boa como antes eu acho que mesmo tentando conserta pra fica como aquelas malhação do passado não consegue deveria tenta moldifica fazer algo pra mulda trazer o multiplo escolha de volta o cabecão o bodao o rafa e a dona vilma mais por omenos eles estão tentando agrada

  3. se malhação ja era boa na geração academia malhação e quando botaram o colegio multipla escolha posso dizer que todas as temporadas no colegio multipla escolha foram todas boas de 1999 a 2009 agora não sei por que tiraram o multipla escolha e botaram o colegio primeira opção que colegio e esse em se eu fosse a globo botava pra reprisa aparti da temporada de 1999 conserteza a audiencia ia aumenta.

  4. nunca vi uma malhação tão besta quanto essa, não vejo a hora que acabe logo.
    e porcaria da rackel que não aparece , aaaf ¬¬

  5. eu amo malhaçao,mas eu concordo qe precisa mudar muita coisa.

    pra que eles foram tirar o multipla escolha,o chigabyte,a republica essa era a melhor epoca,eles precisam fazer historias qe tenham mais a ver com a vida dos adolescentes,maioria das coisas qe ta rolando agoora nao tem nda a veer,eu espero qe mude meesmo,poorque eu amo malhaçao veey,melhor qe rebelde ¬¬'

  6. Eu gosto muito de malhação, sempre achei bem interessante, apesar de nem sempre poder ver pois tenho alguns compromissos está hora.

    Sempre que posso eu vejo.. Eu gosto desta de agora, acho que tem atores interessantes, mas tenho que concorda com algumas criticas acima, pois sempre é a mesma historia, irmã mal que quer rouba o namorado…Eu acho legal a historia, mas acho que tem logo que descobrir que foi o lucio que deu a pedrada no Theo, coloca a Cataria com o Pedro, e ir desenvolvendo a historia, pois ai para de fica enjoativo. TENHA CRIATIVIDADE !

  7. Tenho 13 anos gosto de malhaçao mais tenho algumas surjestoes que tal voce acbarem logo com o drama da pedrada do fred colocarem o predro com a cataria e mudarem o foco de que alguem tem que separar os dois perae ne? voces sao criativo nao tenho nada contra malhaçao eu ate assisto e leio o resumo da semana mais se voces na mudarem o foco vao acabar se perdendo.

  8. Nossa malhação é muito sem graça,começando pelos atores novos são pessimos,e o linguajar da novela é uma absurdo em plena 5hs da tarde os pais não querem que seus filhos de 11,13 anos fiquem ouvindo "fulano tranzou não sei com quem"que baixaria eu em,alias da muito mal exemplo malhação..:@

  9. Qualidade narrativa para a juventude é “Tudo o Que É Sólido Pode Derreter” da TVCultura. De onde acham que Malhação saiu? De “Confissões de Adolescente” de 1994, da TVCultura, é claro! Malhação já nasceu morta (Descanse em Paz). Salve “Tudo o Que É Sólido Pode Derreter”!

  10. E realmente,fazer uma história diferente de todas as outras ja contadas é muinto dificil,malhação so foi normal até 2007,de 2008 pra cá foi mudando muinto mas ainda dava pra assistir,em 2009 amargou foi a pior temporada,e a ID ta bem diferente do que e publico tava acostumado a ver,agora ou assiste mslhação do jeito que tar ou cancela,agora vai ser dificil pra Rede Globo cancelar malhação depois de 15 anos,não é?

    Malhação

    (1995-2007)(luto) malhação morreu em 2007 gente.

  11. malhação tem que mudar muito, pq infelismente nosso jovens se identifica muito. então pq não passamos uma malhaçaõ de boa qualidade para melhorar o nosso jovens par um futuro melhor

  12. pra quem ta

    falando ai q malhaçaõ e porcaria naum sabe o que falando e melhor fica quieto

    olha aqui malhnaçaõ e muito boa ta naum adimito q ficam falando mal de malhação por gente vcs falando desse jeito vão tira a malhnação do ar naum quero q isso aconteça a melhor coisa q a globo fez foi a malhaçaõ ser acaba nunca mais assisto mais nada da globo meu canal preferido e glabo ser a malhação acaba naum vou ter outra escolha vai ficar sendo o c anal 4 sbt tomar muito cuidado em globo o quartro esta tendo muitas novelas boas

    vcs agora só coloca novela ruim na globo como passione novela mais chata q assistir a novela melhor q tem na globo e escrito na estrelas paranbéns pra quem fez isso mais só naum gostei de uma coisa o daniel ter morrido ele tinha q esta vivo pra fica com viviane vcs só eraram nisso mais msm assim e boa parabéns!!!!!

  13. Foi-se o tempo que Malhação prestava…não que eu goste, mas as pessoas assistiam e comentavam, hoje já não se ouve mais falar…A história é sempre a mesma: SEXO! É chato! Sem falar nos personagens…

  14. nunca gostei de malhação, agora que eu vir as coisas tão pior ainda
    não tem um ator que preste. e só falam merda.. cada ano que passa pior fica sinceramente.. só os bestas.. pra assistir. ai minha primeira vez de amor.. nhe,nhe,nhe,nhe. meu ouvido nao é penico. zero000000000

  15. antigamente eu gostava de malhação. mas agora tá uma porcaria. pessimos atores. a essa novelinha so fala em sexo. a vida não é só sexo. os protagonistas são pessimos.malhacao acabou..

  16. Os atores já entram em Malhação com "um jeitinho Malhação de ser" ou são os autores que já o trazem do departamento de marketing da emissora? Então, por que é que estes atores adolescentes saem de Malhação para outros trabalhos e aí se dão muito bem? Eu era adolescente quando Malhação começou, no lugar da Escolinha do Prof. Raimundo e confesso que não sabia q a Globo tinha trocado Chico Anysio por Maria Mariana. De qualquer forma, agradeço a ela por ter me incentivado a comprar mais livros ao deixar a tv desligada nos finais de tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *