A rede estadual do Espírito Santo deverá contar com dois novos serviços de informação sobre desempenho escolar a partir de maio deste ano. Um deles é o ‘boletim falado’ e, quanto ao outro, trata-se do envio de mensagens via celular para os pais em caso de baixo rendimento dos alunos.
O ‘boletim falado’, via 0800, fornecerá notas e frequência, em princípio, aos pais de uma parcela dos 310 mil alunos da rede. “Começaremos com um projeto piloto e depois expandiremos”, disse ao G1 o secretário de educação do estado Haroldo Corrêa Rocha. “As mensagens de celular serão enviadas somente quando o aluno tiver notas abaixo da média 6 e solicitarão o comparecimento dos pais à escola”, reforçou.
De acordo com o secretário, as ações complementam o programa de gestão escolar online, implementado entre 2008 e 2009 na rede estadual capixaba. As escolas ganharam um sistema eletrônico para cadastro dos estudantes. Com isso, fornecendo o número da matrícula, os pais podem acessar frequência e notas via web. “Percebemos que essa iniciativa não é suficiente porque nem todas as famílias tem acesso a computador. Há, ainda, quem não saiba usar”, afirma Rocha.
Até o ano passado, as informações sobre o desempenho escolar eram informadas bimestralmente. A partir de 2010, estarão disponíveis a cada trimestre. Todas as ações têm a finalidade de aproximar os pais da realidade escolar dos filhos, disse o secretário.