Segue abaixo duas situações reais de encaminhamento de aluno com dificuldade de aprendizagem ao psicólogo.
Em ambas as situações, ao identificar as limitações dos alunos, o professor passa a tratá-los com medidas diferenciadas no sentido de dar a eles oportunidade de se desenvolverem.
Em seguida pontua tais medidas no relatório de encaminhamento que será entregue ao psicólogo.
Aluno 1
Motivo de encaminhamento: O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Não consegue memorizar o alfabeto e números. Às vezes não distingue números e letras. Por estes motivos, as atividades escolares ficaram muito prejudicadas. Quanto ao comportamento geral, apresenta problemas de atenção.
Medidas tomadas: Foi encaminhado para reforço. Recursos utilizados: alfabeto móvel, caixa de sílabas, jogos de memória, gibis, livros de história, quebra-cabeça e material concreto.
Aluno 2
Motivo de encaminhamento: Falta de concentração durantes as aulas; Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Não sabe dividir o espaço e as matérias de forma coletiva. Tem capacidade slot777 de aprender, mas sua inquietação não o deixa prestar atenção, tornando muito difícil de explicar qualquer coisa a ele.
Medidas tomadas: O aluno fica sentado próximo à mesa da professora e as tarefas são menores. Os recursos utilizados são: alfabeto móvel, caixa de sílabas, jogos de memória, gibis, quebra-cabeça e material concreto. Foi encaminhado para reforço e fizemos várias convocações com os pais.
Pingback: Encaminhamento Escolar - Blog PsiquEasy
MUITO BOM ESSE MODELO DE RELATÓRIO. SIMPLES PORÉM ADEQUADO PARA IDENTIFICAR OS PROBLEMAS RELACIONADOS AO ALUNO E A ,ETODOLOGIA UTILIZADA PELA PROFESSORA.
Maravilha!!! Informação clara, objetiva e precisa nos dias atuais nas escolas. Amei!!! A escola em que trabalho faz relatórios individuais de alunos que são promovidos, porem ainda necessitam de acompanhamento no que refere-se as suas necessidades cognitivas, afetivas e psicomotoras.
Pingback: Atividades para volta às aulas | Rota 83
adorei o modelo de encaminhamento de alunos com dificuldades de aprendizado,este dar um norte ao educador. parabéns pela iniciativa.
adorei as dicas – parabénsssss
Sou coordenadora da Educação Infantil e série iniciais do meu município de Santa Terezinha – MT,navegando para encontrar sugestões para trabalhar com alunos com dificuldades de aprendizagem me deparei com esse site, estou maravilhada com tanta coisa boa.Gostaria de receber sugestões para estar repassando com meus professores.Obrigada.
Gostei muito do modelo chegou em hora certa….
Gostei muito desse modelo de encaminhamento. Diariamente recebo professores com uma série de questões sobre seus alunos. No nosso caso (EI), os problemas estão relacionadosnão só à criança, mas também à família. Este modelo me deu um norte. Obrigada!
Me formei em psicopedagogia clinica e institucional,estou trabalhando em duas escolas.
Somente com alunos com dificuldade de aprendizagem.
Parabéns pelo seu modelo de encaminhamento.
achei pratico o modelo porque não é facil escrever sobre as dificuldades de aprendizagem . parabens! gostei muito.
você está de parabéns!!!
Sou coordenadora do Projeto Aprendizagem do meu município Uruana Go,navegando para encontrar sugestões para uma reunião de estudos que farei com os professores me deparei com esse site, estou maravilhada com tanta coisa boa.Gostaria de receber sugestões para mha reunião.Obrigada.
tenho dificuldade para redigir relatorio de aluno em fase de alfabetização nivel alfabetico de escrita porem tem dificuldade para memorizar o alfabeto e os numeros. Esta desmotivado.
gostaria de ajuda
Tenho dificuldades para redigir relatorios de alunos com ou sem dificuldades de aprendizagem,gostaria de uma ajuda com urgencia obrigada
Gostaria de receber mais relatório alunos com dificuldades e também sem dificuldades de todas as disciplinas
como preencher a ficha na caderneta desempenho do aluno
gostaria de receber sugestões de atividades para trabalhar com alunos que não consegue concentrar. obrigada.
goatei muito deste modelo de relatorio me ajudou muito. obrigada.
gostaria de receber relatorio de criança com dificuldade de aprndizagem.E tambem sugestoes isto nos ajuda muito obrigada
Gostaria de receber relatorio de crianças com dificuldade na apredizagem.pois é muito dificio falar disso…
Gostei muito dos modelos de relatório,parabéns.
gosto muito das sugestões de atividades bem como dessa parte teorica proposta pois as mesma contribuem bastante para minha prática de sala de aula.
bjs
gostaria de receber um relatorio de uma criança com dislexia quais são a forma de comportamento
gostei muito da sugestão de relatorio gostaria de recber atividades para alfabetização 1º ano portugues e matmatica
amei, dicas maravilhosas,gostaria de receber atividades de alfatização e ensino fundamental.
Gostaria de receber atividades de alfabetização para criança com dificulades de aprendizagem.
Obrigada
amei, achei interessante, e copio sempre aqui coisas para minha escola.
gostaria de receber um modelo de relatorio com dificuldade de aprendizagem, obrigada
gostaria de receber sugestões de atividades para pré escola
NA ESCOLA QUE TRABALHO TEM ALUNOS COM ESSAS DIFICULDADES E CABE À NÓS PROFESSORES RESOLVER TUDO.SABEMOS QUE É MUITO DIFÍCIL,POR QUE NEM TODO PROFESSOR É CAPACITADO PARA TRABALHAR COM ESSAS CRIANÇAS.A MAIORIA É VISTO COMO ALUNOS INDISCIPLINADOS QUE TEM O REFORÇO DOS PAIS.
gostaria de receber sugestoes de atividade para alunos da 2 serie inicial,matematica,portugues .etc.
Procuro sempre atividades ;pois estou com uma turma com inúmeras dificuldades e estou precisando de muita ajuda.
Obrigada, suas dicas foram de grande ajuda para mim. Abracos,
Suely
Parabéns suas dicas estão sendo de grande valor para mim. obrigada.abraço. gizelia
Vocês estão de parabens pelas reportagens, pelas dicas…, com certeza está sendo muito util para o aprimoramento dos professores e de pessoas que trabalham com crianças e adolescentes em projetos sociais como é o meu caso. Só que na página não vem como imprimir, e seria muito bom se isso fosse possivel.
Abraço,
Zezé.
Adorei a reportagem, chegou na hora certa.
Muito boa a reportagem.Para quem ainda nao estar atenta a esse situacao escolar e uma otima fonte de conhecimento e de trabalhar as dificuldades dos alunos com problemas de aprendizagem.