Cursos de medicina

MEC vai criar 2.500 vagas em cursos de medicina até 2014

O Ministério da Educação anunciou nesta semana a criação de cerca de 2.500 vagas nos processos seletivos para medicina, o que representa um aumento de 15% na área.

Cerca de 2.000 novos postos serão oferecidos em universidades federais e outros 500 em particulares.

A ampliação começará no segundo semestre e se estenderá até 2014. Ainda não foram divulgadas quais escolas participarão do processo.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz que todas as regiões terão novas vagas, mas a prioridade serão áreas carentes, principalmente do Norte e Nordeste.

Desde a gestão Lula a abertura de postos em cursos de medicina tem sido freada. O CFM (Conselho Federal de Medicina) diz que já há profissionais demais no país.

Agora, o governo Dilma afirma que os dados mostram ser necessário aumentar o número de médicos formados.

No caso das federais, haverá investimento direto da União. Já para as particulares haverá liberação de pedidos de abertura de postos que estavam parados no governo.

NÚMERO DE MÉDICOS

Em apresentação ontem no instituto Inspirare, em São Paulo, Mercadante disse que há 1,8 médico para cada mil habitantes no Brasil, número abaixo dos EUA (2,4), Reino Unido (2,7) e Uruguai (3,7).

A expansão prevê ampliação de cursos (desde que não ultrapasse 12% de crescimento) e abertura de escolas.

A medida foi criticada pelo vice-presidente do CFM, Carlos Vital. Para ele, o país já é um dos recordistas em número de escolas médicas.

“Em qualquer área, se há mais mão de obra do que procura, há aviltamento das condições de trabalho, o que seria um risco à população.”

Ele diz que o governo deveria se concentrar em qualificar as escolas já existentes.

O ministro rebateu a crítica dizendo que só haverá expansão em faculdades de qualidade e onde haja estrutura para residência médica.

Fonte: Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, desative o AdBlock do seu navegador e carregue a página novamente para ter acesso ao nosso site.