MEC prorroga inscrições para curso de professores

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 9 de agosto as pré-inscrições para os cursos de formação de professores da educação básica. A princípio, elas terminavam nesta sexta-feira (31), mas a Plataforma Freire –site onde são feitos os registros– apresentou lentidão. Secretarias estaduais também pediram o adiamento.

Os cursos, que são oferecidos dentro do Plano Nacional de Formação de Professores, pretendem formar até 2011 docentes que dão aula na educação básica e não possuem graduação, professores que dão aula em uma área diferente da para qual foram formados e aqueles que lecionam em suas áreas, mas não possuem licenciatura.

O ministério estima que esses grupos representem quase 32% do 1,9 milhão de professores do país e quer colocar em universidades federais e estaduais e em outros institutos da União que oferecem graduação 331,4 mil docentes –52% deles em cursos presenciais.

Na segunda-feira (27), o secretário de Educação a Distância do ministério, Carlos Eduardo Bielschowsky, havia dito ao G1 que o MEC não trabalhava com a possibilidade de estender o prazo das pré-inscrições.

Procura

A procura pelos cursos aumentou nesta semana. No dia 23 de julho, somente 30% das vagas haviam sido solicitadas. No dia 27, às 12h30, o número havia subido para 75,12%. Nesta sexta, às 11h, 140,41% das vagas haviam sido pedidas. Como cada professor pode solicitar mais de um curso, o percentual docente/vagas era de quase 92%.

Apesar da possibilidade, cada um só poderá ser inscrito em uma das vagas solicitadas. A escolha de quem vai ocupar as vagas será feita pelas secretarias estaduais de educação, que vão determinar como será feita a alocação do professor. O MEC deve estender também o prazo para elas tomarem a decisão.

Na segunda-feira, como mostrou o G1, a licenciatura em língua portuguesa presencial ministrada na capital fluminense e oferecida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tinha uma quantidade de pedidos 27 vezes maior que o total de vagas, segundo informações do próprio MEC. Às 11h desta sexta, o índice já era 31,33 vezes maior. Neste semestre, 57.784 vagas estão disponíveis.

Bielschowsky nega que tenha havido falta de planejamento e diz que todos os professores terão acesso às vagas –neste ou nos próximos semestres. “O quadro que vai emanar [das inscrições] vai ajudar a redesenhar o sistema. Este é um primeiro momento do projeto”, afirma.

[ + ] Fonte: G1

10 respostas para “MEC prorroga inscrições para curso de professores”

  1. Sou formada em Economia, fiz licenciatura em Matemática, porém gostaria de saber se existe como lecionar Economia a nível de ensino médio, e onde devo me dirigir para exercer o magisterio em Economia, pois uma vez li que a Cx Economia estava dando um curso nesta área para pessoas interessadas, e eu gostaria de dar aula, quais os requisitos necessários, e o mais importante quais escolas estão com esta oportunidade no RJ.

    Grata pela atenção

    Cristine Silva

  2. Gostaria de receber por email atividades para trabalhar com alfabetização na quinta série,sexto ano e atividades de produção de texto.Obrigada.

  3. 1)_Olá amigos estou me formando em Marketing, e gostaria de saber o que devo fazer para dar aulas, para o ensino médio e para faculdade?

    2)_ Posso fazer mestrado direto? Ou seria melhor, o curso de docência, e dar aulas por um tempo para o ensino médio, e só depois de um período fazer o mestrado, seria mais aceito em meu currículo para o ingresso no mestrado? ou não tem nada haver? Me socorram!!!!!

    MUITO OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE!

  4. 1)_Olá amigos estou me formando em Marketing, e gostaria de saber o que devo fazer para dar aulas, para o ensino médio e para faculdade?

    2)_ Posso fazer mestrado direto? Ou seria melhor, o curso de docência, e dar aulas por um tempo para o ensino médio, e só depois de um período fazer o mestrado, seria mais aceito em meu currículo para o ingresso no mestrado? ou não tem nada haver? Me socorram!!!!!

    MUITO OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE.

  5. Tenho formação em Ciências Econômicas e Curso de Formação de Professores – Esquema I do MEC.
    Em que cursos de Ensimo Médio posso lecionar?

  6. Concordo com essa confusão, isso não poderia acontecer.

    Principalmente com os docentes.

    Por este motivo nos professores Municipais de Jundiaí em 2009, formamos uma Comissão Juntos pela Educação para organizar nossa situação salárial.

  7. Gostaria de fazer um curso de matemárica para 1º e 2º graus (nível de faculdade ou superior), sou economista. Faria via internet, até com algumas aulas presenciais em Florianópolis, onde moro. Aguardo informações. Tenho registro de exame de suficiência em matemática e esquema I, em Elementos de Economia, Contabilidade e Estatística. Aguardo informações. Agradecido.

    Ayres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *