Universitários de todo o país interessados em cursar o ensino superior em instituições estrangeiras já podem se candidatarem às chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras. Os editais, que selecionarão candidatos para cinco países, foram lançados ontem, pela presidente da República, Dilma Rousseff.
Os editais somam 12,5 mil vagas com bolsas de estudo da modalidade sanduíche nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França. O período de inscrição encerra no dia 15 de janeiro. A previsão do Ministério de Educação é que, a partir de março de 2012, os estudantes selecionados já estejam nos países para os quais se candidataram.
Para disputar às bolsas no exterior, os cidadãos devem atender aos requisitos definidos nos editais. Para ser contemplado, o estudante deverá ter sua candidatura homologada pela instituição de ensino em que estuda no Brasil.
Além de enviar estudantes brasileiros para o exterior, o Ciências Sem Fronteiras também vai trazer estrangeiros ou brasileiros que atuam em outros países para o Brasil.
As informações sobre as bolsas e as exigências para concorrer estão no site do programa Ciência sem Fronteiras, no seguinte endereço eletrônico: