O Grupo Pão de Açúcar, que também controla das redes Ponto Frio e Casas Bahia, além dos supermercados Extra e Pão de Açúcar, aprovou hoje um plano para a contratação de 10 mil funcionários para a temporada de fim de ano, nos meses de novembro e dezembro. O número é 67% maior que os 6 mil temporários contratados na temporada de Natal de 2010.
“Estamos nos preparando para um belo Natal”, disse Hugo Bethlem, vice-presidente de relações corporativas do Grupo Pão de Açúcar.
Segundo ele, ao contrário dos números divulgados pelo IBGE, as vendas da varejistas evoluíram positivamente ao longo do terceiro trimestre. “Para a companhia, agosto foi melhor que julho e setembro foi melhor que agosto”, afirmou o executivo.
O Grupo Pão de Açúcar não percebeu eventuais mudanças que a inflação poderia ter sobre os hábitos de consumo, como a migração da demanda para produtos mais baratos. Os consumidores, por exemplo, continuam comprando produtos de conveniência, como alimentos congelados.
O grupo também considera que vem conseguindo atrair para as suas lojas consumidores que antes compravam em feiras livres ou mercadinhos de bairro . O grupo finalizou no terceiro trimestre a conversão de todas as lojas das bandeiras Comprebem e Sendas para a marca Extra e ampliou a oferta de produtos perecíveis nas unidades, como frutas, legumes, verduras, laticínios e carnes.
Hoje pela manhã, o Grupo Pão de Açúcar informou que suas vendas líquidas de alimentos cresceram 8,2% no terceiro trimestre em relação a igual trimestre de 2010 no conceito mesmas lojas, que compara apenas as lojas em operação em ambos períodos. O indicador mede o real desempenho da demanda. A inflação acumulada no período foi de 7,6% (medida pelo IPCA).
As vendas de produtos perecíveis, em particular, aumentaram 9,6%. As vendas de combustíveis aumentaram 14,5% no conceito mesmas lojas, enquanto as vendas de eletroeletrônicos cresceram 12,6%.
[ + ] Fonte: iG