Google com compra a empresa On2 Technologies

O Google anunciou nesta quarta-feira (05) a compra da empresa On2 Technologies, especialista em compressão de vídeo. A aquisição visa explorar o potencial de tecnologias de alta definição para aplicativos para desktop e celulares.

Apesar do anúncio, o Google declarou no blog oficial da empresa que ainda faltam alguns ajustes legais para finalizar a ação, que deverá acontecer no último trimestre do ano.

A On2 é responsável por codecs (algorítimos de compressão de arquivos de vídeo) como VP4, TrueMotion VP6 e o VP8. Seus clientes incluem Adobe, Skype, Nokia, Sun Microsystems, Sony e Move Networks.

O Google poderia utilizar o codec VP8 no Youtube para forçar o modo HTML5 (capacidade nativa de vídeo) como substituição ao padrão H264 que, segundo a On2, não tem tanta qualidade de imagem, apesar de possuir a mesma taxa de compressão (sem falar que é formato proprietário). Isso forçaria o VP8 como padrão, além de obrigar usuários a utilizar navegadores como o Firefox, capazes de rodar o HTML5 sem precisar do plugin do Adobe Flash.

De acordo com o site Tech Crunch, a transação foi estimada em US$ 106 milhões.

[ + ] Fonte: eBand Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *