Fies estica prazo para renovação de financiamento até 31 de julho

Publicado em Categorias Educação

Universitários que dependem de financiamento do governo para pagar a faculdade vão poder renovar os contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) até o dia 31 de julho. O prazo venceria na última quinta-feira (30) e foi prorrogado.

Estudantes já beneficiados que se depararam com restrições no sistema de cadastrado do programa do governo agora ganharam mais tempo. O universitário Marcelo Gonçalves usa o financiamento estudantil desde que começou a estudar engenharia elétrica, no ano passado. Quando foi renovar o contrato, teve uma surpresa. “Eu fui aceito normalmente no Fies e, agora no processo de aditamento, eles estão bloqueando no sistema com essa mensagem, que meu cônjuge é fiador de outra pessoa e eu não posso dar sequência no aditamento”, contou o estudante.

Acesse o site do Fies

Mas de acordo com as regras do financiamento, o estudante estaria apto a continuar no programa, porque mulher ou marido de beneficados podem ser fiadores de outras pessoas.

Em uma unidade de Belo Horizonte, 400 estudantes participam do Fies. Desse total, 108 foram barrados por problemas técnicos. A orientação é que aqueles que têm o contrato e teve o pedido de renovação negado entrem em contato com o Ministério da Educação.

Outra reclamação é de que o sistema estaria barrando alunos com nome no Sistema Proteção ao Crédito (SPC), mas uma medida judicial pode garantir a participação dos estudantes nessa situação.

Rômulo Ferrão, que tem uma divida, chegou a ter o pedido negado. Ele conta que continuou tentando renovar o Fies pelo site durante todo o mês, até conseguir na semana passada. “Ainda bem que deu certo para mim. Estava desesperado, se não conseguisse teria que pagar dois semestres”, disse.

Por meio do Fies, o governo financia a faculdade particular e o aluno quita a dívida depois de se formar.

[ + ] G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *