Farmácias e drogarias lutam contra resolução da Anvisa

Ontem, entrou em vigor a resolução da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), que obriga as farmácias e drogarias de todo o País a comercializarem remédios, até então expostos ao consumidor, atrás dos balcão, entre eles: analgésicos e antitérmicos.

A medida visa diminuir a automedicação, mas se depender das grandes redes ficará somente no papel. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) ela não deve ter efeito em muitos estabelecimentos do País devido a liminares (decisões provisórias) que foram obtidas por entidades do ramo. A justificativa é que a Anvisa não tem o poder de legislar, uma vez que ela é uma autarquia federal.

Enfim, se depender das partes, essa briga irá perdurar por algum tempo, em meio a ela, nós teremos a oportunidade de mensurar quem está com a razão.

7 comentários em “Farmácias e drogarias lutam contra resolução da Anvisa”

  1. Até hoje aguardo uma resposta concreta do porquê da suspensão das injeções depro-provera e contracept. Preciso tomar esse anticoncepcional porque tenho um mioma uterino. E nem a ANVISA nem os laboratorios tem repostas concretas a dar ao consumidor. Essa decisão de por analgésicos e antitérmicos atras do balcão? Realmente é muita falta do que fazer da ANVISA!!!! Daqui a pouco vão querer receita médica para vender esses medicamentos. E quando eu tiver febre? o q eu e um milhão de brasileiros vamos fazer? E o pobre que nao tem direito a saúde nesse país como é q fica??? Morre na fila do SUS!

    Espero que postem esse desabafo!!

  2. aqui em mato grosso a anvisa cobra ate os simbulo das lixera mas os hospitas publico estao uma calamidade….gente as pessoa aqui fala bem assim….olha se eu sofrer um acidente nao me leva para os pronto socoro ….pq ali e um lugar certo da morte.

    ai vc ve um corporativismo pq a anvisa nao fecha os ps por falta minima de higiene agora as farmacia que nao tem um papaezinho pregado na parede falando o telefone da anvisa eles querem fechar. uma merda este sistema…falho

  3. LUIZ CARLOS TELLES

    Sou de São Paulo, e sou dependente de insulina e sinvastatina 20 mg, poderial me informar onde tem farmacia popular em Recife, para que eu possa pegar o medicamento.

  4. massa metendo o pe p

    este é pra anvisa, caramba o que vcs querem da vida ? pois vcs complicam tudo , haa acho que ja sei pq vcs complicam tudo é pq vcs ganham bem e ainda nao precida usar o sistema sus …e dai tem que mostrar serviço né ?! entao ta errado pensem nos outros , o que me indiguina é quererem proibir os antibioticos , como se a saude no brasil tivesse boa , vcs chega em hospital publico e fica horas e horas esperando a vontade do medicos atenderem . entao vcs ai reflitam e parem de serem idiotas!!!!!!!

  5. Boa noite, gostaria de saber se é obrigatorio uma drogaria ter uma sala destinada especialmente para assistencia farmaceutica? se tiver alguem que possa me responder ficarei muito grato…

  6. Domingos Neto

    Vacinas?!? Eles tinham é que se preocupar em botar pra funcionar o e-legis, que nunca funciona!!!

  7. Leda Maria Martins

    Ola!!!

    Ate parece que vai chegar a algum lugar.

    Enquanto Anvisa se preocupa em esconder os medicamentos do povo, o governo deveria se preocupar com as vacinas contra a menigite que custa 100,00. E todos nos sabemos o quanto o Brasil enviou para o Haiti, 700 milhoes e o os nossos irmaos estao morrendo de fome e sem ter se quer o direito a vacina pois esta a quem de ter o dinheiro para comprar. E ai? Como fica o povo brasileiro? Isto sim eh que preocupa muita gente do bem, inclusive eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, desative o AdBlock do seu navegador e carregue a página novamente para ter acesso ao nosso site.