Especialista brasileiro não aprova cirurgia para mudar a cor dos olhos

A grande maioria das pessoas está insatisfeita com o corpo. A prova disso são as clínicas de estética e cirurgia plástica cada dia mais lotadas em prol da beleza e da vaidade. Tanto é, que uma técnica desenvolvida pelo oftalmologista panamenho Delary Kahn tem causado polêmica. Desde 2002, Kahn realiza em seu consultório uma cirurgia que muda a cor dos olhos do paciente.

Para obter esse resultado é feito um corte nos olhos e, por meio dele, é inserida uma lente colorida sobre a íris. Muita gente já se animou com a ideia, afinal, seria o fim das lentes de contato coloridas. Mas, segundo a maioria dos oftalmologistas brasileiros, essa técnica ainda não é totalmente segura e pode causar sérios danos à saúde ocular do paciente.

Segundo Virgilio Centurion, oftalmologista e diretor do IMO (Instituto de Moléstias Oculares), essa cirurgia pode acarretar problemas sérios e irreversíveis. “Os riscos de glaucoma, inflamações no olho e descompensação da córnea são enormes, além da cegueira que também não pode ser descartada”, afirma.

Mas se essa cirurgia é mesmo tão comprometedora, por que é realizada? Virgilio explica que no Panamá as leis são mais permissivas que no restante do mundo. “Lá, por exemplo, não é exigido que se façam pesquisas experimentais, nem mesmo testes em humanos antes que um procedimento médico seja oferecido à população”, explica. Dessa forma, o médico não tem encontrado dificuldades de desenvolver seu procedimento no país.

Virgilio ainda explica que esta cirurgia não pode ser associada a outros procedimentos oftalmológicos, como a cirurgia de catarata, em que uma lente é implantada no olho e substitui o cristalino. “Este é um procedimento seguro. Para ser realizado, foram feitos testes por oftalmologistas em todo o mundo”, explica.

No Brasil, a cirurgia que muda a cor dos olhos é considerada experimental e não recebeu a aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

[ + ] Fonte: Viva Saúde

4 comentários em “Especialista brasileiro não aprova cirurgia para mudar a cor dos olhos”

  1. jamile de cassia

    acho interessante e teria coragem de fazer se tivesse condições

    é bacana poder mudar, e ser da forma que lhe faz bem ou que aumenta a auto estima. espero que dê certo e que as pessoas que faz sinta -se bem

  2. Oi,

    Eu penso que:

    Se o desejo de ter os olhos de uma cor diferente for muito importante para alguém, o meu conselho é FAÇA.

    Se o fizer, psicologicamente, tal vai fazer com que você tenha uma "força interior" enorme.

    Se o fizer, você irá se sentir muito bem, você ficará bem mais feliz, mais confiante, mais "extrovertida(o)" – mais social, etc.

    Tal é muito mas muito importante para o bem estar da pessoa.

    A saúde psicológica é tão importante como a saúde "física".

    Extra: o sentir-se muito confiante (SEGURO) interiormente é muito importante. Existindo uma verdadeira auto-confiança interior, as pessoas podem "tudo vencer na vida" e tal pode ser o caminho para a felicidade, para o sucesso.

    Uma mente sã e sobretudo confiante, faz com que o corpo humano esteja mais imune( mais resistente) a doenças físicas.

    Finalizando:

    A mente é uma grande fonte de poder.

    Para que tenha saúde mental faça as coisas de acordo com o que você acha, isto é, faça VERDADEIRAMENTE aquilo que você quer-deseja, o verdadeiro desejo interior, não aquele que normalmente as pessoas transmitem às outras.

    Abraço,

    Miguel (Utilnet)

  3. Pingback: Fique por dentro Cirurgia » Blog Archive » Polêmica: Especialista brasileiro não aprova cirurgia para mudar a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, desative o AdBlock do seu navegador e carregue a página novamente para ter acesso ao nosso site.