Download dos programas para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

Como prometido aqui, estou disponibilizando os downloads dos programas liberados pela Receita Federal para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2009.

Para quem não sabe, são necessários dois programas para declaração:

IRPF 2009 – Serve para declarar os ganhos e bens
Receitanet 2009 – Envia as informações do IRPF

Sem alterar nenhuma informação, transferi para cá exatamente o que consta no site da Receita a título de informação e programa ideal a ser baixado para cada sistema operacional. Vide abaixo:

Programa IRPF 2009

O programa IRPF2009 pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, desde que obedecidas às seguintes instruções:

1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.4.1 ou superior, deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM.
A Máquina Virtual Java poderá ser baixada acessando o site http://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp.

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

A) Para Windows: IRPF2009win32v1.0.exe (11.881 kb)

B) Para Linux: IRPF2009linuxv1.0 (12.351 Kb)
Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x IRPF2009linuxv1.0” ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

C) Para Mac: IRPF2009macv1.0.pkg.gz (11.278 Kb)
Para instalar, é necessário abrir o arquivo compactado (gz) e executar o IRPF2009.pkg

D) Para Solaris e outros sistemas operacionais: IRPF2009v1.0.Setup.jar (12.083 Kb)

E) Além das opções acima com instalador, é disponibilizado abaixo o arquivo zip que deve ser descompactado no local desejado. IRPF2009v1.0.Zip (11.685 Kb)

Notas:

1) Para efetuar a transmissão em qualquer sistema operacional, é necessário que esteja instalado o programa Receitanet Java 2009.01 ou superior.

2) A opção D é o arquivo JAR do instalador do IRPF2009. Para utilizá-lo, execute “java -jar irpf2009v1.0setup.jar” na linha de comando.

3) A opção E dispensa instalador, diferentemente das opções A, B, C e D que são os arquivos executáveis do instalador. Destina-se aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação. Para usar a opção E, descompacte os arquivos no local desejado e utilize as instruções do arquivo Execute.txt

[ + ] Página oficial

Programa Receitanet Java 2009

O programa Receitanet versão Java pode ser utilizado nos sistemas operacionais abaixo, desde que obedecidas as seguintes instruções:

1) A máquina virtual java (JVM), versão 1.4.2 ou superior, deve estar instalada, pois o programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM. Recomendamos a utilização da JVM 1.5 para acesso a todas opções de assinatura digital de declarações.

2) Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

A) Para Windows: ReceitanetJava2009.01_setup_win32.exe

B) Para Linux: ReceitanetJava2009.01_setup_linux.bin
Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x ReceitanetJava2008_01linux.bin” ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

C) Para Mac: ReceitanetJava2009.01_setup_mac.command
Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x ReceitanetJava2008_01mac.command” ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

D) Para outros sistemas operacionais: ReceitanetJava2009.01_setup.jar

Notas:

1) A opção D é o arquivo JAR do instalador do Receitanet. Para utilizá-lo, execute “java -jar ReceitanetJava2008_01setup.jar” na linha de comando.

2) As entregas das declarações IRPF Java 2004 e 2005 e ITR Java 2005 deverão ser efetuadas seguindo a orientação seguinte:

Gravar a declaração, sair do programa gerador, baixar e instalar o programa Receitanet Java. Executar o programa Receitanet Java, clicar no botão “Avançar”, em seguida no botão “Pesquisar”, selecionar o diretório onde foi gravada a declaração, selecionar a declaração, clicar no botão “Abrir” e clicar no botão “Enviar” para transmitir a declaração.

[ + ] Página oficial

Termo Público de Cessão de Direito de Uso:

A Secretaria da Receita Federal do Brasil informa que o Programa Aplicativo para Preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física do exercício de 2009, ano-calendário de 2008 (IRPF2009), desenvolvido pelo SERPRO para a RFB, é objeto de propriedade intelectual da União e tem seu uso licenciado para o contribuinte, para ser utilizado exclusivamente para os fins a que se destina. Seu uso indiscriminado para finalidade diversa sujeita o responsável às penas da lei.

Para maiores informações a respeito de cada programa, acesse:

[ + ] Secretaria da Receita Federal do Brasil

5 comentários em “Download dos programas para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física”

  1. Pingback: Rota 83 » Blog Archive » Aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile