Com a vida atribulada que muitos levam fica difícil manter atitudes saudáveis, como por exemplo: comer de forma balanceada nas refeições, conseguir realizar os lanches intermediários, além de não ficar muitas horas sem comer.
É comum encontrar pessoas que não tem horário fixo para se alimentar, substituindo as refeições principais por lanches ricos em calorias e gorduras ou consumindo, durante o dia, guloseimas, refrigerantes, petiscos, etc.
Para começar a se educar, é preciso dedicar uma parte do tempo, pelo menos 20 minutos, às refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), de preferência em ambiente tranqüilo. Comer em frente ao computador é um erro, pois dessa forma você não tem controle do que está comendo e acaba extrapolando.
Quanto aos lanches da manhã e da tarde leve de casa opções práticas. Para os que tem geladeira no local de trabalho, as opções são maiores, mas para os que não tem também é possível, exemplos: biscoito água e sal, fruta, iogurte, bebida à base de soja, biscoito maisena, torrada, suco de fruta, saquinhos de chá, biscoito doce (aveia, leite, mel), barra de cereais, frutas secas, pães integrais, etc.
O importante é não passar muito tempo sem se alimentar para evitar descontroles na refeição seguinte. Evite, também, render-se às guloseimas oferecidas pelos companheiros de trabalho.
Com relação às refeições principais, não deixe de fazê-las diariamente, de forma adequada, procure encontrar uma maneira que se encaixe na rotina diária. Se você tem o hábito de freqüentar restaurantes por quilo é uma ótima opção.
Coloque sempre no seu prato: cereais (arroz, batata, macarrão), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), uma opção de carne menos gordurosa e sempre opte por grelhada, assada ou cozida, verduras e legumes, sem abusar dos molhos à base de maionese, prefira azeite para temperar.
Eventualmente, quando optar pelo serviço “delivery”, procure dentro do possível escolher o que é mais saudável e não faça disso uma rotina. É preferível que prepare um lanche em casa e leve para comer no horário do almoço.
O cafezinho é permitido, mas cuidado com a quantidade, não esqueça que o açúcar é o problema, pois fornece muitas calorias. Além disso, a cafeína em excesso também é prejudicial, por isso, não ultrapasse até 3 xícaras por dia, certo?
Espero que aproveitem as dicas e comecem desde já a ter bons hábitos alimentares, o esforço valerá a pena.