Cuidado ao ligar certos aparelhos elétricos em seu estabilizador

Não é raro saber que na falta de uma tomada para ligar um aparelho eletro-eletrônico às pessoas recorrem às saídas de um estabilizador para poder ligá-lo. Em alguns casos isso pode ser útil, porém é preciso levar algumas coisas em consideração para não sobrecarregá-lo e, conseqüentemente queimá-lo.

Basicamente, é preciso saber que qualquer estabilizador possui um limite máximo de potência suportada (VA). Essa potência varia de acordo com o modelo e pode ser vista em sua especificação nominal – normalmente contida atrás do aparelho.
Uma vez por dentro da potência suportada, é preciso saber a potência do produto a ser ligado.

Por exemplo:

Um ferro de passar roupas de 1200 Watts de potência jamais poderá ser ligado em um estabilizador de 500-VA de potência máxima suportada. O mesmo vale para um secador de cabelos de 1400 watts. Ambos sobrecarregariam em mais de 100% o estabilizador, ou seja, ele queimaria na hora.

Obs.: A potência em Watts também aparece nas especificações nominas dos eletro-eletrônicos.

Portanto, ao ligar qualquer produto eletro-eletrônico na mísera saída de um estabilizador, procure saber se ele poderá atender a potência que lhe será exigida.
Também não esqueça de verificar a tensão de saída do estabilizador, que normalmente é de 110 Volts. Neste caso jamais ligue um aparelho de 220 volts, senão este aparelho irá queimar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *