Crianças entre 2 e 5 anos poderão ser vacinadas contra gripe suína

Mamães e papais se atentem: a partir da próxima segunda-feira terá incício a campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza H1N1 em crianças de 2 a 5 anos. Confiram:

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 foi ampliada para crianças de 2 anos a menores de 5 anos. Além disso, o prazo para os outros grupos prioritários foi estendido até o dia 2 de junho. Isso inclui doentes crônicos, crianças de seis meses e menores de dois anos, adultos de 20 a 39 anos e gestantes. Os idosos também poderão se vacinar contra a gripe comum, cuja campanha também foi prorrogada.

As crianças de 2 anos a menores de 5 anos foram inclusos na estratégia da campanha porque estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela Influenza H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente. Elas poderão ser vacinadas a partir de segunda-feira 24 de maio. É importante ressaltar que este grupo é imunizado com duas meias doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.

Para o novo grupo, serão utilizadas 10,8 milhões de doses da vacina pertencentes ao estoque estratégico do Ministério da Saúde, reservadas para eventualidades durante a campanha. Além disso, os municípios devem reforçar a campanha de vacinação, inclusive com busca ativa, de pessoas pertencentes aos demais públicos-alvos que por ventura não tenham atingido a meta de cobertura nessas cidades. Isso inclui doentes crônicos, crianças de seis meses e menores de dois anos, adultos de 20 a 39 anos e gestantes.

Até às 18h desta quinta-feira, 20, já haviam sido vacinadas mais de 61 milhões de pessoas. Com este resultado, o Brasil praticamente atinge, em apenas dois meses, a cobertura da maior campanha de vacinação realizada até então no Brasil, contra a rubéola (2008), que teve duração de seis meses. Com a imunização de 61 milhões de pessoas, o país alcança, até o momento, 70% do público-alvo da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *