O que é bronzeado
A cor bronzeada deve-se à oxidação, causada pelos raios de sol, em um pigmento existente na pele, chamado melanina.
A melanina é sintetizada a partir de um aminoácido, a tirosina, por ação da tirosinase, através de inúmeras reações químicas.
A oxidação que ocorre tem a finalidade de proteger as células de reprodução da pele, localizadas em camadas mais inferiores.
Como obter um bronzeado bonito e duradouro
As células de nossa pele demoram , em média , 21 dias para sair da camada mais inferior e atingir a camada superior, descamando após. Assim , qualquer bronzeado precisa de uma nova exposição solar antes de 21 dias com a finalidade de ser mantido.
Além disso, a melanina demora de 24 a 36 horas para ser totalmente reposta e poder intensificar o tom do bronzeado. Portanto, exagerar no sol neste período pode gerar queimaduras de primeiro grau (pele avermelhada e ardor) e “decascar “.
Um bronzeado perfeito e duradouro depende de:
Boa hidratação da pele :tomar muita água e utilizar cremes hidratantes à base de uréia ou lactato de amônia , refrescar a pele com compressas frias de chá de maçã após o banho de sol , usar sabonetes neutros para remover os resíduos de filtro solar ou outros produtos utilizados.
Uso de estimuladores da produção de melanina (iniciar uso 1 mês antes): comer frutas, legumes e verduras amarelos ou vermelhos; fazer gomage e usar cremes com unipertan, tyrosilane C, unitan, óleo de cenoura, óleo de urucum, dihidroxiacetona, eritrulose.
Uso de filtro solar
Aplicar 30 minutos antes de expor-se ao sol, repetir a aplicação a cada 3 horas, FPS 15 ou mais, a fim de deter 93% da radiação (efeito nocivo)
Exposição correta e progressiva ao sol
Tomar banho de sol até as 10 horas ou após as 16 horas , quando predominam os raios UV-A, causadores de bronzeamento direto da pele com eritema fraco; aumentar 10 minutos no tempo de exposição a cada 3 dias, iniciando com 15 minutos no primeiro dia; recordar-se de que o efeito bronzeado demora até 72 horas para manifestar-se.
LEMBRE-SE
Rm bronzeado menos é mais!!! Menos sol, menos queimaduras, mais tempo para chegar à cor do verão, mais tempo a cor durará, com menos efeitos colaterais.
O UV-A é uma das principais causas de envelhecimento cutâneo prematuro foto-induzido, gerando radicais livres que desnaturam colágeno e elastina, além de poder causar efeitos alérgicos. Portanto não abuse!!!
Que o sol entre 10 e 16 horas é rico em UV-B , principal responsável pela vermelhidão da pele. Este eritema aparece entre 6 e 20 horas após a exposição solar, e sempre significa queimadura , com estímulo à produção irregular de melanina (sardas, manchas) e estímulo ao espessamento da pele , associado à alterações no DNA celular e diminuição da imunidade cutânea, que pode promover o desencadeamento de câncer de pele.
Fonte: www.engenhariadocorpo.com.br