Para comemorar os 30 anos do Walkman, toca-fitas portátil da Sony que foi febre nos anos 80, a BBC Magazine convidou um adolescente de 13 anos para participar de uma experiência. A revista propôs ao jovem Scott Campbell, de Aberdeen, Escócia, que trocasse seu iPod touch por um Walkman durante uma semana e escrevesse suas observações.
Pois além de divertida, a resenha acabou por ser muito informativa: apesar da pouca idade, Scott escreve muito bem. “Meu pai me disse que era o iPod da sua época”, começa o texto. Logo destaca o tamanho do aparelho: “de um ponto-de-vista prático, o Walkman é difícil de carregar e certamente não é ‘de bolso’, a não ser que você tenha bolsos grandes”. “Meu pai me disse que era grande, mas eu não tinha me dado conta que ele queria dizer que era TÃO grande”, explica. O menino conta que foi recebido com gargalhadas por sua turma, na cidade onde mora. “Um menino disse: ‘ninguém usa mais isso'” e outro completou: “isso deve ser difícil de perder”, relata.
Durante a experiência, o jovem percebeu que sabia muito pouco da tecnologia do passado: “eu cometi uma série de erros ingênuos, mas também aprendi muito sobre o avô do MP3 player”. Em uma das passagens, ele conta que demorou três dias para se dar conta de que a fita tinha outro lado. De qualquer maneira, não demorou muito para ele se acostumar. Sentindo falta do recurso “shuffle”, para sortear as músicas que vão tocar, ele mesmo criou um método simples para substitui-lo: “eu mantinha pressionada o botão Retrocesso e soltava aleatoriamente”.
Encerrando o artigo, Scott concluiu: “pessoalmente, eu me sinto aliviado em viver na Era Digital, com muito mais opções, mais funções e aparelhos menores”. Mas eu sua comparação final, o Walkman venceu em um ponto, o aparelho tem dois plugues para fones de ouvido: “significa que o pouco de música que eu tenho eu posso dividir com meus amigos”. Para plugar dois fones no iPod, é necessário um adaptador especial.
O garoto foi muito elogiado pela resenha, por seu texto maduro e bem escrito. A experiência ainda rendeu um estágio no CrunchGear para o menino jornalista. Scott mandou um singelo email para o site, perguntando se poderia escrever para eles. Depois de ler sua resenha na BBC , John Biggs, do CrunchGear, “tirou o chapéu” para o jovem e o recebeu em sua equipe.
O jovem talento também tem seu próprio site de notícias: Scott é coeditor do Net News Daily .