Com mais de um mês de atraso, enfim, o Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta segunda-feira, dia 27, o novo piso nacional dos professores, que de R$ 1.187,00 foi reajustado para R$ 1.451,00 – aumento de 22,22%.
O valor do reajuste reflete exatamente a expectativa e dados da variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010.
Agora, a expectativa é que prefeitos e governadores adequem seus planos orçamentários para arcar com o reajuste, tendo em vista que muitos deles pressionaram o MEC para que não seguisse a variação do Fundeb, sob a alegação que não conseguiriam pagar o aumento.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas desde 2008 nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
Essa lei está simplismente no papel,pois o prefeito do municipio de Pedra-PE,paga um pouco mais de $ 700,00.Pergunto cade a fiscalizaçoes para veriguarem os munipios e estados?
Temos que realmente paralizar?Será que o professor é o pior profissional da confederação brasileira?Que absurdo! lei que simplismente está no papel,em cavetada,que país é esse?que governantes temos?e quais o que vamos empossar?
Gente pense o futuro começa agora!
O piso atual de 40h, aprovado para os professores, e tão absurdamente questinado por alguns deputados, só vem mostrar o quanto eles estão preocupados com a educação do nosso país.Com o salário absudamente extraordinário que iremos receber daremos um rombo muito grande no orçamento da união_ ele dizem! Com 1451 reais eles pagam uma conta de luz de uma de suas tantas residências, enquanto que nós temos de fazer contas e mais contas para não ficarmos devedores com esse mesmo valor, considerado por eles como aumento absurdo.
Um salário desse para trabalhar 40horas semanais, isso sim e uma vergonha.
Acho que temos que cobrar dos prefeitos, pois muitos ainda não pagam nem os 950.00 imagine 1.451,00. Os professores têm que pressionar mesmo se unir e não puxar-saco de prefeitos e governadores. Temos que ir a LUTA!!!!
BEIJOS !!!
O salário do professor ainda é uma vergonha,pois não existe uma lei para fazer cumprir o pagamento merecido ao prpfessor.
A presidente Dilma disse em seu discurso de campanha, que tornaria a nossa profissão “invejável”,seria este o momento, alguém teria inveja de quem recebe este salário?!!