Os torcedores do Fluminense serão os primeiros a sofrer com o imbróglio envolvendo o canal Fox Sports Brasil e as operadoras de TV por assinatura Net e Sky.
Como expliquei no post “Fox Sports Brasil estreia, mas Net e Sky boicotam” as partes ainda não chegaram a um acordo muito pelo fato da GloboSat ter laços com as operadoras, e por isso, tem atuado nos bastidores para adiar a estreia do novo canal, que detém com exclusividade os direitos de transmissão da Taça Libertadores da América.
Imaginem só o quão o SporTV vai perder em audiência para a Fox Sports Brasil? Não é brincadeira! Fora a questão comercial envolvendo publicidade e tudo que compõe um grande evento como a Libertadores. De fato, é uma perda e tanto para o grupo Globo.
Como 66% dos assinantes de TV por assinatura são clientes Net ou Sky, a maior parte da população brasileira não poderá assistir aos jogos que não serão transmitidos pela TV aberta, como por exemplo, o de logo mais, às 22 horas, entre Fluminense e Arsenal (ARG). Poucas operadoras já estão transmitindo o sinal da Fox Sports Brasil, e estas detém uma fatia pequena de assinantes.
Vale ressaltar que os jogos de Flamengo e Interancional, pela pré-Libertadores, chegaram a ser exibidos por dois canais alternativos da Fox, o FX e o Speed Channel. Isso só aconteceu porque a Fox Sports Brasil ainda não havia estreado – o que aconteceu no último domingo (05).
O pior é que de acordo com o que tem sido noticiado, o impasse deve perdurar por mais semanas, talvez um mês. Com isso, mais torcedores ainda sofrerão sem poder assistir as partidas de seus clubes.
Gostaria que alguém tentasse descobrir de que local dos estádios a FOX faz a transmissão dos jogos da Libertadores no Engenhão. Não se ouve a torcida comemorar gols, gritar, incentivar, nada. O narrador, por sua vez, dá a nítida impressão de ser novato no ramo; não sei quem é, desconheço, pode ser até alguém já “rodado”, mas que não transmite nenhuma emoção, não transmite; sem o som da torcida, então…
Caro Marcos, talvez seja pelo fato dos narradores não estarem no estádio, e sim, num estúdio. Na disputa entre Flamengo e Olímpia a Fox não mandou seu narrador ao Engenhão.