Vídeo: Professora do RN honra a categoria em depoimento

Numa Audiência Pública sobre o cenário atual da educação no Rio Grande do Norte, a professora Amanda Gurgel, promoveu aquele que talvez seja o melhor e mais verdadeiro relato da situação dos professores em todo o país.

Ela simplesmente deu um show, pontuando as grandes dificuldades que todo professor encontra para lecionar.

Assista ao depoimento completo de Amanda Gurgel:

[youtube yFkt0O7lceA]

24 comentários em “Vídeo: Professora do RN honra a categoria em depoimento”

  1. Pingback: Eleições: Professora que “deu a cara à tapa” faz história em Natal-RN | Rota 83

  2. [b]Parabéns colega Amanda!!!
    Em poucas palavras e em tão pouco tempo você falou tudo que a categoria precisa e que passa no dia dia não só no seu estado, mais sim em todo Brasil.
    No meu estado Bahia não é diferente.
    Você foi categórica simplificando toda situação cótica dos professores de um modo geral, a começar do salário.
    Parabéns mais uma vez.

  3. maria dos remedios

    parabéns professora, é a realidade de toda categoria e em todo brasil o nosso piso só é valido no papel esperamos, que depois de tantas verdades que você falou os nosso governantes sensibilizem e revejam as nossas reivindicações de um salário digno, é uma vergonha as leis no nosso país só ficam no papel, precisamos urgente de uma providencia não aguentamos mais tantas conversas bonitas e na prática nada.

  4. Geraldo J Loss

    Parabéns Amanda. Como você alvejou o cerne do descaso da educação, não só do RN, mas em todo nosso imenso Brasil, que continua "deitado em berço explêndido" e a virgindade legislativa em prol da educação brasileira, faz par neste berço.
    Sou professor da rede municipal de santa Teresa-ES, onde professor representante de movimento do magistério, é exonerado por perseguição política, nós professores, numa minoria, tentamos ser esta Amanda que representou tão bem os MISSIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO. Você fez sua história nesta representação.
    Que deus a abençoe e que a luta dos educadores seja reconhecida.

    Prof Geraldo

    1. Guimar Almeida

      Gostaria de dizer que o professor não é um missionário, é um profissional com outro qualquer, que trabalha e deveria ter um salário digno para poder alimentar-se, vestir-se e ter lazer. Todo este descaso com os professores e a educação, reflete o nosso humilhante 88º lugar no Ranking 2011 para educação da UNESCO, até Botswana está melhor colocada que nós. Este é um Brasil que me dá pena.

  5. MORO EM PEDRO II NO PIAUÍ, E A REALIDADE AQUÍ É A MESMA, O PODER PUBLICO CONSIDERA UMA CLASSE TÃO IMPORTANTE COMO A DE PROFESSORES COMO ADVERSÁRIOS POLÍTICOS PARTIDÁRIOS, PERTENCENTES A UM CURRAL. LEVAMOS NOMES DE POLITIQUEIROS, ARRUAÇEIROS, ATÉ MESMO ANALFABETOS QUANDO SIMPLESMENTE A CLASSE LUTA APENAS POR SEUS DIREITOS LEGITIMADOS POR LEI. NOSSO PAIS É UM SALÃO DE UMA FESTA DE BAILE DE MÁSCARAS BAILE À FANTASIA. NOSSA CLASSE NÃO AGUENTA MAIS E AS MÁSCARAS ESTÃO COMEÇANDO A CAIR.
    NÓS PROFESSORES DE PEDRO II DO PIAUÍ ESTAMOS TAMBÉM NESTA LUTA.
    SERIA INTENSO SE TODOS DA CLASSE SOUBESSEM LUTAR JUNTO PELA MELHORIA DA EDUCAÇÃO.

  6. Professora Amanda, nota-se que você é uma profissioinal de fibra. Fez-me lembrar dos tempos em que os professores de Minas Gerais depuseram a presidente da APPMG, quando tivemos que sair correndo do recinto onde era realizado o evento que a depôs, devido ao uso de bomba de gás lacrimogênio. Quando os líderes de nossa categoria foram recebidos na Praça da Liberdade com jatos de água podre na cara, porque lutamos por melhorias na educação não somente em Minas como também no Brasil e nosso líder Luis Dulci que foi secretário da nossa nação durante o governo Lula, foi algemado jundo a outros profissionais da educação. Acredito em sua força, menina! Precisamos de uma movimentação nacional para que os nossos políticos, que parecem, na maioria deles, não terem passado por uma escola. A você o meu respeito e o meu abraço. .

  7. Parabéns amiga professora, por defender nossa profissão!!!
    São as homenagens de um também brasileiro Mimosense-ES…
    abraços

  8. Parabéns Amanda!!! Pela sua coragem, fui aluna de escola pública me formei no antigo normal. Devido, a vários problemas relatados mudei de profissão, mas nunca deixei de valorizar os professores do meu filho, fico muito triste com o Problema da Educação em nosso País. Isto é será que podemos dizer que temos isto neste País.

  9. KARMYNHA OURO PRETO

    QUERO PARABENIZAR A COLEGA AMANDA PELA CORAGEM E COERÊNCIA.
    E APROVEITAR DAR PARABÉNS A INICIATIVA DA REDE GLOBO EM MOSTRAR A REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.
    MAS QUERO QUE MOSTRE TUDO…NÃO ESCONDE NADA. VIU REDE GLOBO?
    SOU PROFESSORA APONSENTANDO COM 30 ANOS DE SERVIÇO COM CURSO SUPERIOR E DAÍ VAI DAR PARA VIVER NA VELHICE? APONSENTAR SEM DIREITOS TRABALHISTAS NENHUM.
    TEMOS QUE LEMBRAR DO DIA DA CRIANÇA, E NO DIA DO PROFESSOR NINGUÉM SABE OU FINGE SABER.
    OI DEPUTADOS,QUEM AJUDOU VOCÊS A CHEGAREM ONDE ESTÃO?
    FORÇA AMANDA TUDO DE BOM. ABRAÇOS.

  10. tudo o que vic falou me tocou profundamente, sou professora em fim de carreira e sentii cada palavra dita, não acontece somente no Rio Grande do Norte , e sim em todo país, principalmente em escola onde quem comanda são os municipios e tudo gira entorno da política. como vc disse somos não podemos ser culpados da situação em que está a educação, estamos tdodos os dias em sala de aula e muitas vezes deixamos de cuidar dos nossos filhos para cuidar dos alunos , muitas vezes tiramos do nosso salário para a escola os alunos e o que recebemos em troca somente crítica e que somos reponsaveis pela situação que está a educação precisamos ser ouvidas,alguem precisa mudar essa situação, como sabemos, somos os unicos formandos em graduação pelana qwue não recebemos nada pelo estudo, temos que ser profissionais dedicados por amor a profissão e a nossa vida , e a nossaa familia o que merecem? agradeço por ter vc que abriu sua voz por nós todos os professores deste país doente

  11. Professora, parabéns por sua coragem. O País está necessitado de pessoas como você: corajosas e decentes.

  12. parabens professora voce mostrou a realidade do Brasil não é so no Rio Grande do Norte que acontese isso é em todo o Brasil senhores governante se prepare que no futuro não havera mais trabalhador para educação

  13. Carolina Ottoni

    Olá , AMANDA GURGEL !

    Fiquei emocionada ao ver o vídeo. Que verdade "verdadeira" tudo o que foi dito por você , do começo ao fim com coerência e o principal , como vc mesma disse com "PROPRIEDADE". Sou solidária a você , mesmo porque está é realmente a realidade da educação também no meu estado MINAS GERAIS.
    Mais uma vez , se ainda cabe , PARABÉNSSSSSSSSSSS!!!!!!!

  14. Adalberto Rossi

    Essa professorinha (Amanda Gurgel), pequenina na estatura mas grandiosa na exposição, que está lá na "esquina" do Brasil (RN), falou com tal propriedade e com tal verdade que torna-se impossível não se sensibilizar pela causa e com a causa, porque os envolvidos são simplesmente os brasileirinhos de amanhã… E sua voz tem que ressoar por todo esse país de proporções continental. Esse é o legado que deixaremos? É um problema de consciência nacional! Se nossas Casas de Representações não optarem por essa prioridade, a sociedade tem que se manifestar firmemente. Cansamos de ver escândalos e falcatruas em todos os níveis políticos… E a corda será que sempre arrebentará do lado frágil? Já passou o tempo de fortalecermos essa embarcação chamada Ensino Público Brasileiro!!!

  15. show de bola! realmente essa classe precisa de pessoas como essa, falou certo na hora certa, tenho certeza que contemplou o que os 90% gostariam de dizer. parabens mesmo filha!

  16. Ronnie Rostter

    Cara Amanda Gurgel
    São pessoas como voce que o Brasil precisa. Não votei em Dilma nem em Serra justamente porque nenhum deles colocou a educação como prioridade, como bandeira de governo. Pior ainda, estão querendo nivelar por baixo, basta ver os livros didáticos do MEC com erros grosseiros de portugues, como se o oral devesse prevalecer sobre a escrita. Então eu pergunto: se for assim, pra que professor? Mas é justamente isso que eles querem, um povo analfabeto, na coleira, comendo do bolsa-voto. É uma pena não termos mais pessoas como você. Parabéns e continue assim, sincera, destemida e honrada, palavras que esses politicos não conhecem.
    É justamente por nunca terem dado prioridade a educação que temos esses currais eleitorais, como no Maranhão. Você já pensou que a Roseana promete ao povo tudo aquilo que seu pai prometeu durante décadas? E o povo aceita. Porque? Falta de educação. Precisamos urgentemente ir as ruas exigirmos seriedade com a coisa pública, ética com a politica. Até quando ficaremos anestesiados com pão e circo?

  17. Essa é uma realidade não só do RN, mas de todos os estados, municípios brasileiro.Parabéns Amanda Gurgel pela sua coragem,pois devemos tomar uma posição contra as políticas educacionais,na qual muito os professores são julgados e condenados pelo desempenho da educação,mas como poderemos salvar a pátria?com governantes que nunca,nunca mesmo tomaram uma posição digna para nação,pois é educar não quer dizer que é com giz quadro negro e uma sala super lotada teremos uma educação comprometida e com qualidade!Parabéns!vamos em frente,pois com muitas lutas conseguiremos a vitória!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, desative o AdBlock do seu navegador e carregue a página novamente para ter acesso ao nosso site.