É impossível não ficar ao menos “bobo” quando sai uma notícia como a de que a cantora Maria Bethânia poderá receber até 1,3 milhões de reais pela produção de um blog com versos e poesias como conteúdo, e terá o apoio do Ministério da Cultura, que inclusive já autorizou a captação dos recursos.
Revoltados, muitos usuários do Twitter “largaram brasa” nos comentários, entre outros, citando o valor exagerado para a produção do blog.
Até o momento não houve sequer um pronunciamento seja da cantora ou do MinC para esclarecer os fatos, certo é que a notícia está aí e levanta muitas dúvidas. Uma delas é saber de onde viriam tais recursos. Dinheiro público?…
É impossível aceitar tal proposta.
O Ministério da Cultura, se defendendo, argumenta que a verba, não liberada, depende da captação de recursos pelos responsáveis pelo evento junto a êmpresas. Ora, mas se ocorrer captação, é dinheiro que estas êmpresas deixarão de pagar ao IR, ou seja, dinheiro nosso que poderia ser empregado em projetos muito mais importantes.
Aliás, verifiquei, via internet que o filme "Xuxa e os Duendes" também foi financiado desta forma. Isso é cultura ??????
Bem, voltando ao projeto Poesia:
-É caro!
-É elitista!
-Algum novo talento da poesia foi convidado a participar?
-Estudantes em cursos correlatos (Letras) foram contatados?
-Estudantes de música foram contemplados?
-E os estudantes da língua portuguesa?
-Universidades com cursos nesta área foram lembradas?
É muita ousadia chamar esta causa pessoal de "O Mundo Precisa de Poesia".
Quem são vocês para achar que precisamos de tanta poesia, quando sabemos que o governo deveria investir recursos em áreas muito mais carentes?
O Ministério da Educação deveria nos proteger de tais ameaças ao invés de autoriza-las.
Eu aceitaria o INVESTIMENTO de R$ 2.600.000,00 (o dobro) em um projeto abrangente, com a inclusão dos itens citados acima, mas não aceito GASTAR o valor anunciado nesta imposição pessoal, em um BLOG (com todo respeito aos blogueiros, que desempenham um papel muito importante na internet). Aliás, blogueiros estes que estão ajudando a desmascarar esta farsa.
Acredito que o Ministério da Cultura deveria ser mais competente e criativo e propor, êle mesmo, muitos projetos importantes para o nosso país. Se não tiver esta capacidade, que promova pesquisas, discussões, etc.